Apneia do Sono

O que é?

Apneia do sono, ou Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), é uma doença crônica, evolutiva caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas, causando paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto a pessoa dorme.

A apneia pode ocorrer por vários fatores: os músculos da garganta e língua relaxam mais do que o normal, as amígdalas e adenóides são grandes, a pessoa está acima do peso ou o formato da cabeça e pescoço entre outros.

Entre os principais sintomas da apneia estão ronco e sonolência diurna, embora muitos pacientes não os percebam. A sonolência diurna é explicada pelas interrupções do sono causadas pela falta de oxigênio. Outros sintomas são acordar com sensação de sufocamento, ofegante, com dor no peito ou desconforto, confuso ou com dor de cabeça, sentir boca seca ou dor de garganta pela manhã, alterações na personalidade, dificuldade de concentração, impotência sexual, e irritabilidade.

A apneia do sono aumenta a probabilidade do paciente desenvolver doenças potencialmente letais. Está associada ao aumento do risco de hipertensão, insuficiência e arritmia cardíacas, derrame e diabetes.

A apneia é um problema médico grave, com probabilidade de alterar a vida da pessoa e que pode contribuir para certos transtornos que podem colocar a vida em perigo, mas que, por sua vez, pode ser identificada facilmente e tratada efetivamente. Com o tratamento, a respiração adquire um ritmo regular, os roncos cessam, e um sono tranquilo é estabelecido. A qualidade de vida melhora quase que imediatamente.

 

Como tratar?

O primeiro passo é identificá-los, e entender que a pessoa que ronca ou que tem repetidas noites mal dormidas pode estar sofrendo de um desses distúrbios do sono. A segunda questão é entender que eles tem solução e que os benefícios de noites bem dormidas justificam, e muito, o tratamento. Atualmente, todas as cidades contam com médicos especialistas em distúrbio do sono. Existem equipamentos específicos para o auxílio no tratamento de distúrbios do sono, que são amplamente utilizados em todo o mundo, os CPAP’s e BiPAP’s, indicados para praticamente todos os pacientes diagnosticados com apneia do sono

Você tem à disposição uma das maiores empresas do Norte e Nordeste em venda e locação destes equipamentos, a Locmed Hospitalar

Se você se enquadra em alguns desses sintomas, como ronco frequente e com volume que chega a atrapalhar outras pessoas, acorda cansado, ou com a boca e garganta secas, ou tem sonolência injustificada durante o dia, agende uma consulta com seu médico. Se preferir, entre em contato com a Locmed Hospitalar, que teremos o maior prazer em tirar suas dúvidas relativas aos equipamentos, máscaras e indicar profissionais que possam guiá-lo rumo a uma vida mais saudável.


Cpaps são os melhores aparelhos para o tratamento da Apneia do Sono, e a Locmed é a maior e mais completa especialista em locação e vendas de CPAP’s do Norte e Nordeste.