Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Actigrafia: o que é e para que serve esse exame
O ato de dormir tem a sua grande importância na vida do ser humano, afinal, essa atividade gera um descanso necessário a todos os indivíduos. É com ele que você recupera todo o seu foco e concentração para se dedicar às atividades da sua rotina de modo produtivo. Em casos de complicação é recomendado por profissionais que seja feito um exame de polissonografia se houver suspeitas de distúrbios do sono.
No entanto, esse procedimento acaba avaliando uma única noite em uma situação atípica com eletrodos por parte do corpo. Sendo assim, existe um procedimento que dura mais tempo e pode trazer uma efetividade quanto à análise do sono. Com isso em mente, conheça mais sobre a actigrafia e como funciona esse exame.
Boa leitura!
O que é actigrafia?
Também conhecida como actimetria, este é um exame muito utilizado para o monitoramento do sono. Este é realizado por meio de um actímetro, um dispositivo muito similar a um relógio de pulso. Em geral, o exame pode ser realizado em uma média de uma a quatro semanas, no entanto, o armazenamento de dados tem capacidade de duração de 2 meses.
Sendo algo pequeno e prático, o dispositivo não interfere na vida do paciente, assim, acaba sendo ótimo para o monitoramento do sono. É claro, que o actímetro não substitui um exame completo de polissonografia que pode analisar impulsos elétricos do seu cérebro em uma média de 7 horas. Com isso, é preciso que um médico indique o melhor exame para o seu caso.
Para que serve o exame?
A criação da melatonina é algo fundamental para o ser humano, ela é produzida quanto mais ficamos longe de iluminação, no entanto, é preciso passar pelo menos doze horas em contato com a luz do dia para que o organismo produza tal hormônio.
Esse exame é utilizado para avaliar as noites de sono como já dito anteriormente, mas a sua utilidade é voltada para conhecer mais da rotina do indivíduo nos períodos que está dormindo.
Esses aparelhos permitem ainda que possamos identificar se o paciente está sendo exposto a muita iluminação em períodos inadequados.
O dispositivo citado anteriormente, actímetro, possui um cristal sensível a movimento do corpo, sendo assim, este é o ponto vital para o seu funcionamento. Com ele podemos monitorar todo o sono do paciente. Ou seja, a cada movimento do braço temos um sinal elétrico que é armazenado no diário eletrônico do sono.
Isso contribui com o andamento da semana, com isso, é possível fazer uma estimativa de quais momentos o indivíduo estava acordado. Essa rotina de uso acaba contribuindo para a descoberta de doenças como a insônia ou mesmo períodos em que o indivíduo acaba dormindo mais que o ideal.
Gostou do conteúdo? A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada em venda e locação de equipamentos médico-hospitalares que atua na área há 21 anos proporcionando o melhor a todos os clientes. Disponibilizamos fisioterapeutas especializados para te ajudar com o seu tratamento em caso de dúvidas.
Para conhecer mais sobre esses assuntos continue acompanhando nosso blog!
Entrar