Aparelhos adequados para começar uma clínica do sono

Quando iniciamos um novo empreendimento é natural que a lista de compras seja mais extensa. Afinal, estamos começando um negócio do zero, com uma clínica do sono é o mesmo processo. É necessário que se tenha alguns aparelhos adequados para que o trabalho seja realizado da melhor maneira. 

A medicina do sono é hoje uma área que está crescendo no mercado nos últimos anos. A preocupação com distúrbios e síndromes se tornou uma pauta atual muito relevante, afinal, é preciso que as pessoas vivam com mais qualidade de vida e saúde.  Por isso, separamos um material para que conheça mais sobre o assunto.

Acompanhe abaixo todos os aparelhos para iniciar uma clínica do sono se é um profissional da área. Boa leitura! 

Itens necessários em uma clínica 

Existem algumas peças que precisam ser adquiridas para dar início aos trabalhos com os distúrbios do sono. Dentre eles temos macas especializadas, computadores para monitoramento e triagem dos pacientes.  Entretanto, existem equipamentos de fato altamente necessários para que o profissional possa colocar em prática todos os exames desse segmento. 

Polissonígrafo

O exame de polissonografia é algo fundamental em qualquer clínica do sono, sendo o estudo voltado para o comportamento humano enquanto o paciente está dormindo. Com ele é possível identificar por meio de sensores a atividade do corpo e assim descobrir se há um distúrbio do sono. Com isso, é necessário que se tenha um polissonígrafo em seu laboratório do sono.

Abaixo confira alguns itens que não podem faltar no exame de polissonografia tipo 1 ou basal:  

  • Eletroencefalograma: conhecido como EEG, registra todas as ondas cerebrais do paciente. 
  • Eletromiograma: esse teste analisa a movimentação muscular do indivíduo. 
  • Eletro-oculograma: teste voltado para o movimento ocular. 
  • Eletrocardiograma: conhecido como ECG, mede os impulsos elétricos do coração, indicando quando estão mais elevados ou mesmo diminutos.  
  • Oxímetro profissional: medidor de saturação sanguínea. 
  • Sensores de ar: sensores posicionados próximos ao nariz e à boca para avaliação do fluxo de ar. 
  • Microfone: aparelho para verificam possíveis ruídos como roncos.  
  • Cinto de tensão ou fita pletismográfica: as peças são atadas ao corpo do paciente para avaliar o esforço respiratório.  


Além do exame realizado em um laboratório do sono especializado, a polissonografia pode ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita. Com um profissional qualificado para te ajudar em todo o processo desde a indicação para o exame até mesmo a adaptação do CPAP.

Fora a versão hospitalar contamos com outras oportunidades no mercado, com o polissonígrafo domiciliar. Este é utilizado nos outros tipos de polissonografia (2,3 e 4), suas diferenciações estão voltadas para o número de canais com sensores para a avaliação do sono do paciente.   Fazendo o uso do aparelho na sua residência você tem mais conforto na realização do exame.

CPAPs

Após o exame é necessário passar todo o laudo para o paciente e qual o seu tratamento mais eficaz. De modo geral, o indivíduo deve retornar ao laboratório do sono para que o fisioterapeuta respiratório faça os testes com a máscara de CPAP adequada para o seu quadro. Este tem um papel fundamental nesse processo, afinal, irá acompanhar toda a adaptação do paciente e contribuir sempre para a sua melhora.

Isso é mais conhecido como titulação de CPAP, exame de polissonografia com CPAP em conjunto para que o aparelho do paciente seja ajustado da melhor maneira em conjunto com um profissional.

A Locmed é uma empresa especializada em disponibilizar equipamentos médico-hospitalares e de home care. Somos renomados na área e estamos prontos para proporcionar tudo que precisa para o seu laboratório do sono.