Apneia do sono em crianças: como um pediatra pode identificar esta doença

A apneia do sono é um problema mais comum em adultos, mas também pode atingir as crianças. A principal característica é a mesma para qualquer idade: pequenas interrupções na respiração durante o sono. No entanto, as crianças apresentam alguns sinais e sintomas diferentes dos adultos. É preciso estar atento a eles para iniciar os tratamentos adequados e evitar complicações futuras. 

Para saber mais sobre a apneia do sono na infância, continue a leitura! 

Como reconhecer os sinais

Alguns traços e manifestações devem ser observados pelos responsáveis antes de procurar ajuda profissional. Talvez a criança apresente indícios que passam despercebidos ou são considerados normais, mas deve ser levantado um alerta para identificar o problema e corrigi-lo para melhor qualidade de vida do paciente. 

Entre esses sinais, estão:

  • Ronco;
  • Sono agitado;
  • Dificuldade de respirar pelo nariz;
  • Despertares frequentes;
  • Urina na cama;
  • Sudorese;
  • Posições estranhas para dormir.

Essas características atrapalham a noite das crianças, de forma que o sono não é reparador e todo o dia é afetado, causando dificuldade de concentração e aprendizado, mau desempenho escolar, déficit de crescimento, alterações de humor etc.

Causas da apneia do sono em crianças 

A hipertrofia das amígdalas, muito comum em crianças em idade pré-escolar, com alergias e refluxo, é uma das principais causas da AOS, mas isso não quer dizer que todas as crianças com amígdalas grandes terão apneia. 

No entanto, existem outros fatores que contribuem para o surgimento dessa condição, tornando possível atingir crianças de todas as idades. Entre esses fatores, obesidade, genética, anormalidades no rosto ou na garganta (queixo pequeno, garganta pequena, língua grande, entre outras coisas) podem cooperar para isso. Crianças com síndrome de Down e paralisia cerebral também são mais propícias a ter apneia. 

Diagnóstico e tratamento

Alguns sinais que uma criança com apneia do sono apresenta podem ser confundidos com outras situações, por isso um pediatra deve ser consultado. O pediatra, por meio de um exame físico e avaliação de todos os sintomas, pode identificar o caso. Para finalizar, um exame de polissonografia pode fechar o diagnóstico e dar início ao tratamento. 

Existem cirurgias que são recomendadas para alguns casos de apneia, como a retirada das amígdalas e adenoides, que podem melhorar muito os sintomas. Porém o tratamento mais comum, indicado e eficaz é o uso de CPAP. Assim como nos adultos, o aparelho exerce uma pressão positiva que ajuda na entrada e saída correta do ar, melhorando a respiração durante o sono e proporcionando uma noite mais tranquila. 

A Locmed Hospitalar é uma empresa que realiza a distribuição de aparelhos de terapia respiratória há 21 anos. Além disso, também fornecemos equipamentos médico-hospitalares. Estamos no mercado com o objetivo de oferecer mais praticidade e qualidade de vida aos pacientes com produtos excelentes!

Não deixe de acompanhar o nosso blog para ter mais dicas e informações.