Aprenda a fazer exercícios respiratórios em casa
Na rotina corrida muitas vezes não nos atentamos às necessidades básicas como um simples exercício pode melhorar o nosso dia. Breves atividades voltadas para a respiração podem ser fundamentais para trazer uma maior qualidade de vida. 

O intuito principal de se fazer exercícios respiratórios é justamente fortalecer a musculatura para que a capacidade pulmonar seja maior. Isso contribui para que a região possa prevenir pneumonias e outras doenças respiratórias. Pensando nisso, separamos um material inteiramente voltado para exercícios simples que proporcionam um alto resultado. 

Conheça abaixo algumas técnicas para aplicar no seu dia a dia! 

Fisioterapia respiratória


Primeiramente é necessário conhecer mais sobre essa problemática e qual seria a solução com um profissional da área. Como já citado anteriormente em nosso blog, a fisioterapia respiratória é uma patologia completamente voltada no auxílio da melhora na capacidade pulmonar do ser humano. 

Nada mais é do que um conjunto de técnicas desenvolvidas para que o profissional possa aplicar em pacientes que precisam de um fortalecimento da região, sendo preventivas ou mesmo curativas. Afinal, por conta de alguma doença ou acidente a região ficou debilitada e, com isso precisa que sejam realizados exercícios específicos.  

Esta prática também pode ser voltada para distúrbios respiratórios do sono, este especialista irá auxiliar no tratamento com o uso de CPAP e acompanhamentos. 

Aprenda agora exercícios respiratórios 


É importante destacar que esses exercícios devem ser realizados com o corpo da pessoa sentado, isso contribui com o diafragma e todo procedimento. Além disso, caso se sinta sem equilíbrio ou com mal-estar, pare as atividades e retorne após um período de descanso. Esteja ciente que todo o processo deve ser feito no seu tempo. Vamos lá? 

Iniciamos com um exercício simples, sentado estique os braços e encoste as palmas das mãos uma na outra. Ao inspirar, respectivamente, abra os braços até uma posição de “Cristo Redentor”, mantendo a respiração presa por 10 segundos até expirar e retornar os braços ao centro novamente de forma lenta. 

No caso do segundo exercício será preciso utilizar alguns itens externos, ou seja, com o auxílio de um copo contendo 500 ml de água e um canudo iniciaremos a atividade. Inspire fundo o máximo que conseguir e em seguida solte lentamente pela boca por meio do canudo. 

O terceiro exercício deve ser iniciado com braços sobre as pernas bem relaxados e coluna reta. O procedimento é simples: basta inspirar três vezes de forma compassada aos poucos sem soltar o ar que já estava preso e por último liberar tudo de forma lenta.  

Todas as atividades citadas anteriormente devem ser feitas duas vezes na semana com uma repetição de 10 vezes por exercício. Existem outros com bexigas e corrida, mais voltados para as crianças que são hiperativas e podem aproveitar para brincar de pega-pega e jogo de bola. O importante é movimentar o corpo e treinar a musculatura. 

Esses exercícios contribuem com organismos que possuem sequelas de outras doenças como a Covid-19 e entre outros que afetam a região pulmonar. Já comece a fazer na sua casa mesmo em qualquer período que tenha um tempo em sua rotina. Isso irá contribuir e muito para uma melhora significativa na sua saúde. 

Gostou do conteúdo? A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada em venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e da linha de home care. Estamos atuando no mercado há 22 anos para proporcionar o melhor aos clientes, sejam pacientes ou mesmo profissionais. Contamos também com fisioterapeutas respiratórios que podem contribuir com suas dúvidas referentes aos produtos e tratamentos. 
 
Continue acompanhando para conhecer mais sobre esses assuntos!