Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Benefícios de realizar a polissonografia domiciliar
A polissonografia é indicada para identificar diversos tipos de distúrbios do sono para que se possa iniciar o tratamento adequado. Existem algumas formas de fazer a polissonografia, e uma delas é na forma domiciliar. Nesse modelo, o paciente não precisa se deslocar até uma clínica para fazer o exame, mas pode fazê-lo no conforto da sua casa com os equipamentos e materiais corretos.
Neste artigo, vamos te contar um pouco sobre os pontos positivos de fazer a polissonografia domiciliar. Boa leitura!
O que é a polissonografia?
O exame do sono, como a polissonografia também é conhecida, é um teste feito sob recomendação médica para investigação de distúrbios do sono em um paciente com esta suspeita.
Feito com eletrodos e sensores conectados ao indivíduo durante uma noite de sono, que devem captar e registrar atividade cerebral, batimentos cardíacos, oxigenação do sangue, fluxo respiratório, movimento dos olhos etc., o procedimento é feito de forma não invasiva.
Existem 4 tipos de polissonografia:
- Tipo 1: polissonografia basal, realizada em laboratório com técnico especializado para montagem dos sensores e eletrodos, contém EEG (eletroencefalograma);
- Tipo 2: contém EEG, mas não precisa de acompanhamento do técnico e pode ser realizada em domicílio;
- Tipo 3: somente sensores respiratórios, sem EEG e sem técnico. É o tipo indicado para avaliação de apneia do sono;
- Tipo 4: feito com 1 ou 2 canais, um deles sendo a oximetria.
A quantidade de canais de cada um dos tipos varia, sendo que o tipo 1 é o que tem mais canais e o tipo 4, menos. O único que precisa de observação profissional durante o exame é o tipo 1, os demais podem ser realizados de forma domiciliar com um aparelho de polissonografia portátil, sem necessidade da observação de um profissional em tempo integral.
Por que fazer a polissonografia domiciliar?
É preciso ter indicação médica para realizar este exame. Sem ter de se locomover até um laboratório, clínica ou hospital, a polissonografia domiciliar pode ser feita no conforto da casa do paciente.
Este cenário permite que a avaliação do sono seja feita de maneira mais fiel, pois não apresenta nenhum tipo de mudança na rotina do indivíduo e quaisquer alterações ocorrem como nos demais dias. Assim, não há nenhum fator externo como luminosidade, som, tipo de travesseiro ou colchão diferentes que podem afetar os resultados.
Geralmente, os equipamentos utilizados na polissonografia domiciliar são instalados no quarto. Para captação dos dados de eletrocardiograma e eletroencefalograma, é preciso conectar os eletrodos ao tórax e à cabeça, o que o próprio paciente pode fazer, assim como a conexão do sensor no dedo para oximetria e cinta para registro dos movimentos. Quando o paciente acorda, deve desligar todos os aparelhos para encerrar o exame.
Dessa forma, todo o procedimento é muito mais prático, permitindo maior liberdade sem a presença de diversos fios, e barato, pois não precisar do ambiente hospitalar reduz os custos.
A polissonografia domiciliar é tão eficiente quanto a basal, podendo identificar diversos tipos de distúrbios, como apneia obstrutiva do sono, para que o paciente tenha mais qualidade de vida a partir do diagnóstico e do melhor tratamento.
Se você gostou do conteúdo, continue acompanhando o blog da Locmed!
Somos uma empresa que atua há 21 anos na venda e no aluguel de equipamentos médico-hospitalares e para fisioterapia respiratória. Aqui, você encontra o melhor do mercado com qualidade garantida!
Entrar