Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Broncodilatadores: o que são e como funcionam?
Para aqueles que sofrem com doenças respiratórias crônicas o ideal é sempre buscar por soluções na medicina que contribuam com uma melhor qualidade de vida. Com isso, ao longo dos anos evoluímos e hoje doenças como asma podem ser tratadas com os medicamentos certos.
Desse modo, já deve ter se perguntado como de fato funcionam os nebulímetros (bombinhas de asma), neste artigo vamos esclarecer todas as dúvidas referentes a broncodilatadores e como eles contribuem com a melhora na respiração de pessoas com essa condição.
Aproveite a leitura!
O que são broncodilatadores?
Um broncodilatador nada mais é do que um medicamento voltado para diminuir a inflamação e desobstruir as vias aéreas superiores. Em geral, esse tratamento é voltado para pacientes com asma ou mesmo bronquite.
Existem 3 tipos de broncodilatadores no mercado: xantinas, beta-agonistas e anticolinérgicos. Esses podem ser encontrados em diversas formas tanto em comprimidos como em formas injetáveis. No entanto, o mais comum para o tratamento seria a inalação, do beta-agonista ou anticolinérgico.
A bombinha ou nebulímetro atua como um inalador dosimetrado, ao adicionar o comprimido no compartimento é só acionar que este libera o remédio causando o alivio necessário.
Como broncodilatadores contribuem com tratamentos respiratórios
Em geral, os broncodilatadores auxiliam no relaxamento da região dos brônquios, e isso ocasiona no aumento das vias aéreas. Sua função é contribuir para a retirada da sensação de “peso no peito” trazendo assim uma qualidade melhor a respiração. Com isso, os broncodilatadores são divididos em dois tipos:
Curta duração
Como o nome sugere, este é um medicamento que atua de forma imediata, quando o indivíduo está em meio a uma crise. Conhecida também como terapia de resgate, pois é utilizada apenas em casos de pico da doença em si.
Longa duração
Com uma durabilidade mais extensa, o broncodilatador de longa duração pode durar até 24 horas, diferente do anterior esse tratamento visa um controle contínuo da situação para que crises de falta de ar não aconteçam com frequência.
Sendo assim, os broncodilatadores hoje atuam como um medicamento necessário para contribuir com a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Os seus dois tipos auxiliam em uma respiração melhor para todos que sofrem com doenças respiratórias crônicas.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para conhecer mais sobre o assunto!
A Locmed é uma empresa renomada no mercado atuando com a venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e da linha home care. Estando há 22 anos trabalhando com maestria para proporcionar o melhor seja para pacientes ou mesmo profissionais da área. Contamos com fisioterapeutas respiratórios prontos para te auxiliar.
Qualidade e comprometimento, você só encontra aqui!
Entrar