Bruxismo: conheça mais sobre esse distúrbio

A ansiedade e o estresse atualmente acabam causando inúmeras complicações, desde contribuir para problemas durante o sono até mesmo em casos mais graves de saúde. A longo prazo esses incidentes podem se tornar algo prejudicial, como é a situação do bruxismo. 

Esta disfunção acaba afetando cerca de 40% da população brasileira, mesmo que os fatores citados não sejam os únicos que podem desencadear esta condição, ainda sim contribuem.

Pensando nisso, separamos para o artigo de hoje alguns fatos sobre este transtorno e como deve ser tratado. Acompanhe abaixo! 

O que é bruxismo? 

O bruxismo é uma atividade muscular feita de forma repetitiva que tem como característica principal o ranger ou apertar dos dentes. De maneira geral, esse distúrbio afeta negativamente o sono do indivíduo, uma vez que é mais frequente durante a noite. 

Entretanto, existe a versão deste distúrbio de forma diurna, ou seja, quando a pessoa está acordada. Em geral, esta condição acomete o indivíduo estando relacionada a exercícios que exigem esforço ou mesmo concentração. 

Sendo assim, esta é uma desordem funcional que pode ser relacionada a fatores genéticos ou mesmo a ansiedade e estresse. Isso precisa ser averiguado pelo profissional que está cuidando do caso.  

Esta atividade rítmica acaba sendo caracterizada pela movimentação da mandíbula que acaba sendo algo involuntário, a região apenas entra em estado de hiperatividade por conta de algum fator. 

Quais as principais causas? 

Como citado anteriormente, as causas em geral podem estar relacionadas ao estresse, a tensão e até mesmo a ansiedade. Entretanto, estudos apontam que o bruxismo também pode estar relacionado de forma genérica ao indivíduo. 

Sua origem pode ser física ou mesmo emocional, com isso, quando for detectado tal distúrbio é necessário que um profissional avalie toda a situação para destacar o que pode ser feito. 

A má oclusão da arcada dentária também pode ser um fator que desencadeia tal distúrbio. Muito se especula sobre qual a verdadeira causa desta condição, mas existem inúmeros motivos que podem contribuir.   

Existe tratamento para bruxismo? 

Infelizmente não existe um tratamento direto para este distúrbio do sono que cure seus sintomas, apenas métodos que contribuem com uma melhora significativa do quadro. Sendo assim o “tratamento” que pode ser realizado é feito por um profissional de odontologia que possui todas as capacidades necessárias para ajudar com o seu caso. 

O intuito principal é diminuir o ranger dos dentes para que não gere desgaste. E, com isso, garantir que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida mesmo com o transtorno. Estes métodos também contribuem com a melhora da dor e dos sintomas mais graves. 

O procedimento mais comum é iniciar o uso de placa dentária que tem como principal função restringir a movimentação da mandíbula durante a noite. Fora isto, dependendo da situação, pode ser utilizada toxina botulínica, assim como, quiropraxia e fisioterapia facial. 

Gostou? A Locmed Hospitalar é uma empresa renomada no mercado atuando há 22 anos com venda e locação de equipamentos médico-hospitalares. Contamos com produtos qualificados para contribuir tanto com profissionais como com pacientes. Garanta o melhor para você com quem realmente se preocupa em proporcionar qualidade e comprometimento.