Chocolate atrapalha o sono? Entenda mais sobre

Um dos doces mais famosos do mundo, o chocolate está presente em boa parte das receitas de sobremesas. Existem pessoas que diariamente consomem tal alimento tanto pelo seu sabor quanto pelo valor energético. Sendo o ingrediente preferido de muitas pessoas, o chocolate pode entrar logo após o jantar, entretanto, este item influencia na qualidade do seu sono. 

Pensando nisso, separamos um material para que conheça mais sobre as propriedades do chocolate e como isso pode afetar o seu sono. 

Aproveite a leitura! 

Comer chocolate é benéfico ao sono?

Há sempre dúvidas referente se o chocolate é ou não um vilão para dietas. No entanto, ele é um ingrediente que traz diversos benefícios ao corpo já que contém gordura vegetal em sua composição. O melhor seria escolher a versão amarga ou meio amarga que garante mais cacau e isso ainda contribui com a qualidade do seu sono.

Entretanto, quando a escolha é pelo chocolate ao leite o efeito é completamente o contrário, sendo prejudicial, já que este é rico em açúcares, muita gordura ruim e conservantes. Isso deixa o organismo mais enérgico e atento, dificultando nosso descanso. 

O ideal é procurar as especificações dos fabricantes para conhecer mais sobre o produto, já que boa parte dos itens presentes em mercados no geral tem as propriedades benéficas do chocolate já muito processadas. Para conseguir as vantagens busque em locais que de fato forneçam este item em pó ou mesmo só o cacau. 

Chocolate prejudica tratamento de apneia? 

Para aqueles que desconhecem o tratamento de apneia do sono é voltado para pessoas que sofrem com este distúrbio em específico se utilizando de máscaras nasais e aparelhos de CPAP. 

Sendo assim, o chocolate em si é um alimento com alto índice glicêmico, estimulando o sebo das glândulas sebáceas da região do rosto. Isso pode atrapalhar o tratamento de apneia do sono porque ao dormir é colocada a máscara na face e com a oleosidade em excesso pode acabar deslizando durante a noite.

Claro que não é apenas o chocolate que gera este acúmulo, com isso, o ideal para se manter ingerindo esse doce, sempre antes de dormir lave bem o rosto e antes do procedimento e após o uso higienizar bem a interface. 

Outro fator é que o chocolate contém cafeína em sua composição, variando a quantidade com o tipo. Desse modo, o exagero do consumo acaba afetando a qualidade do sono.

Importante destacar que o melhor é ingerir 25 gramas de chocolate diariamente para que os benefícios contribuam com seu organismo, dando sempre preferência para 70% cacau. Isso aliado a atividades físicas e uma dieta equilibrada é o ideal. 

Gostou? Continue acompanhando nosso blog para conhecer mais do assunto!

A Locmed Hospitalar é uma empresa renomada no mercado atuando há 22 anos na área com venda e locação de equipamentos médico-hospitalares. O melhor você encontra em nossas instalações. Garanta um tratamento qualificado com os nossos aparelhos e, ainda, dispomos de uma equipe de fisioterapeutas respiratórios para tirar todas as dúvidas. Entre em contato para saber mais!