5 erros no uso do CPAP

Para aqueles que iniciaram os tratamentos recentemente ou mesmo descobriram a pouco que sofrem com distúrbio do sono, é importante destacar que existem formas corretas de se utilizar um equipamento como o CPAP. Sendo assim, após toda a avaliação de um profissional e, claro, o diagnóstico correto, um fisioterapeuta respiratório irá contribuir com toda a etapa de adaptação do tratamento. No entanto, existem pessoas que ignoram certas recomendações ou até mesmo se esquecem de questionar sobre determinados pontos e acabam cometendo atos errôneos durante a utilização do aparelho. 

Pensando nisso, separamos 5 erros comuns no uso do CPAP, acompanhe o artigo abaixo para conhecer mais dicas de como utilizar da maneira correta o seu equipamento. 

Boa leitura! 

Conheça os principais erros abaixo 

Para aqueles que desconhecem, existe alguns pontos que contribuem com o aumento da vida útil do seu equipamento. Por muitas vezes o usuário não percebe que está cometendo tais erros. Sendo assim, acompanhe a lista a seguir para se assegurar de que não faça tais atos.  

Colocar o CPAP no chão

Muitos colocam o aparelho no chão com receio de derrubá-lo, entre outros motivos. No entanto, deixar o seu CPAP neste local pode sobrecarregar muito a sua turbina e, assim, diminuir a vida útil do seu equipamento. Isso porque durante todo o dia o chão acumula sujidades e isso vai para o aparelho, já que este filtra o ar presente. 

O ideal nessas situações, é manter o CPAP em uma escrivaninha ou mesmo uma cabeceira, caso não tenha escolha priorize higienizar todos os dias o cômodo antes do uso do seu aparelho. 

Usar capa de proteção 

Caso seja adepto de utilizar alguma proteção ou mesmo pano cobrindo toda a superfície do seu CPAP, nessas situações não é recomendado. Usar qualquer tipo de objeto que obstrua a entrada de ar do seu aparelho, acaba prejudicando a sua funcionalidade. Assim como, para aqueles pacientes que colocam o aparelho dentro do armário ou próximo à parede, o ideal é deixar o CPAP a uma distância de 20 centímetros no local onde faz a captação de ar. 

Retirar o CPAP da tomada antes dos dados serem enviados 

Para aqueles que possuem aparelhos com monitoramento remoto este é um erro muito comum. Após o uso, os dados armazenados são lançados na "nuvem" e, desse modo, o profissional tem acesso aos seus comportamentos durante o sono e, assim, pode monitorar o tratamento da melhor forma. 

Entretanto, essa tecnologia tem uma peculiaridade, em muitos casos o usuário ao utilizar o CPAP já desliga da tomada, no entanto, isso interfere em seu funcionamento. Para estes pacientes o ideal é que o equipamento se mantenha por 24 horas conectado. Isso para que todas as informações sejam enviadas no seu tempo. 

Transportar CPAP com água 

Muitos usuários perderam seus aparelhos porque transportaram com água dentro do umidificador. Mesmo levar de um cômodo a outro contribui para a perda do CPAP, sendo assim, ao se levantar pela manhã já faça a retirada do copo, e promova sua higienização. 

Deixar o equipamento exposto ao sol 

Um dos pontos que os pacientes mais erram é em deixar o aparelho de CPAP em um local exposto ao sol intenso durante todo o dia. Isso amarela o equipamento, mas acima de tudo resseca a carcaça e isso torna o CPAP quebradiço podendo inutilizar certos lugares como a entrada para a traqueia, demandando uma manutenção.  

Gostou do conteúdo? Caso tenha dúvidas sobre o seu CPAP ou precisa iniciar um tratamento com o aparelho e não sabe onde adquirir, a Locmed te ajuda! Somos uma empresa especializada na venda e locação de equipamentos médico-hospitalares que está mais do que pronta para contribuir com uma melhor qualidade de vida para seus pacientes. 

Para conhecer mais sobre o assunto, continue acompanhando nosso blog!