Como a fisioterapia respiratória trabalha com pacientes com asma?

Você provavelmente conhece alguém próximo que possui asma, entretanto, consegue de fato compreender do que se trata essa doença? Pensando nisso, no artigo de hoje conheça mais sobre a asma brônquica, tanto os seus sintomas e problemáticas como também das formas de tratamentos que um fisioterapeuta respiratório pode adotar. 


Uma das vertentes dessa área da saúde é justamente contribuir com o tratamento da asma em conjunto com os remédios. Acompanhe abaixo mais só assunto! 

O que é asma brônquica?

Iniciamos com o que de fato é asma brônquica, esta que é popularmente conhecida apenas por asma. Esta nada mais é do que uma doença inflamatória crônica que tem como característica a hiper-responsividade das vias inferiores, assim como, causa uma limitação do fluxo de ar. 

Em geral, pessoas que sofrem com essa doença precisam utilizar um dispositivo que proporciona um alívio imediato, a famosa “bombinha”. O aparelho em si é um nebulímetro, sendo um inalador spray ou dosimetrado que conta com o funcionamento por meio de uma cápsula de remédio que quando acionado libera o conteúdo na garganta do indivíduo. 

Este equipamento faz com que os broncodilatadores (remédio) entrem em contato com as vias aéreas chegando até os brônquios e causando o seu relaxamento. Isso, consequentemente, acaba aumentando o calibre das vias para entrar um fluxo de ar maior. 


Os gatilhos para desencadear uma crise de armas podem ser inúmeros como: 

  •  Fungos do ar; 
  • Ácaros e baratas; 
  • Infecções respiratórias diversas;
  • Pelos e penas;
  • Perfumes;
  • Fumaças diversas como de cigarros e fogueiras;
  • Poluentes do ar;
  • Fazer longos exercícios.
É importante estar prevenido, mantendo um nebulímetro sempre com medicamento e próximo a você para que em qualquer crise inesperada de asma, o aparelho ajude a controlar a situação. 

Tratamento de asma feito por um fisioterapeura 


Como qualquer doença respiratória é necessário ter o acompanhamento de um fisioterapeuta respiratório para auxiliar no melhor tratamento. Em inúmeros casos, este profissional tem como principal papel contribuir para uma maior expansão da capacidade pulmonar. E nesses casos específicos acabam sendo de grande importância já que toda a dificuldade de respirar por alguma anormalidade pode ser melhorada com a instrução certa.

A fisioterapia respiratória é um tratamento não farmacológico indicado quando o paciente está com o medicamento regularizado e sendo acompanhado por um profissional da área. Existem várias técnicas que podem contribuir com a melhora na qualidade de vida de pessoas que sofrem com asma brônquica. 

O profissional pode trabalhar com exercícios físicos para proporcionar uma reabilitação pulmonar trazendo uma melhora substancial aos pacientes. Para que traga benefícios é necessário se atentar às recomendações do médico responsável quanto à intensidade das atividades. 

Assim como, o inspirômetro de incentivo que pode ser utilizado para aumentar a capacidade pulmonar do paciente com asma. A pressão positiva realizada por esses exercícios proporciona um maior controle respiratório. 

Gostou do conteúdo de hoje? Somos a Locmed Hospitalar, uma empresa renomada no mercado que trabalha diretamente com venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e linha home care. Contamos com especialistas em nossas instalações, estes para contribuir com o seu tratamento respiratório. 

Para conhecer mais sobre o tema, continue acompanhando nosso blog!