Como deve ser feito um laudo laboratorial de exame de polissonografia?

O exame do sono é fundamental para que se conheça mais de si mesmo e, principalmente, para que tenha uma melhor qualidade de vida. Dormir é um ato tão importante quanto se alimentar, sendo assim, é necessário que se tenha em mente que ter uma noite de sono é de extrema importância para o funcionamento adequado do corpo humano. 

A polissonografia proporciona um laudo laboratorial para que o fisioterapeuta respiratório possa trabalhar em um tratamento eficaz para o distúrbio do sono identificado. Desse modo, no artigo de hoje conheça mais sobre o laudo de exame de polissonografia e como ele deve ser feito para que o paciente tenha resultados satisfatórios. 

Aproveite a leitura!

O que é um laudo de polissonografia?

A polissonografia é um exame realizado para se descobrir o que de fato acontece durante o sono de um paciente. Este ao relatar problemas após dormir como ronco e cansaço foi solicitado o exame pelo médico responsável. Após a realização é emitido um laudo com todos os dados encontrados na polissonografia e esses determinam o que de fato está errado. 

Ou seja, é o resultado do exame do sono na forma de um relatório médico, com a descrição completa dos eventos ocorridos durante o sono do paciente. Contando com o monitoramento cardíaco, saturação de oxigênio no sangue, entre outros inúmeros dados. 

Como é feito o laudo de polissonografia? 

Realizar um laudo de polissonografia é algo complexo e deve ser feito com atenção pelo profissional. Afinal, este reúne todos os dados dos sensores de monitoramento dispostos pelo corpo durante o exame. Sendo assim, é preciso fazer uma análise detalhada do que de fato acontece para que o melhor tratamento seja indicado. 

Além disso, é preciso considerar o histórico clínico do paciente para fazer o cruzamento de dados. Com um número grande a ser considerado pode ser feita a análise em conjunto com outros profissionais para que os resultados sejam precisos. 

O monitoramento registra dados como ondas cerebrais, frequência cardíaca e respiração, assim como, movimentação pernas, braços e olhos, entre outros. É importante destacar que esses dados são do exame de polissonografia basal ou tipo 1 que é realizado no laboratório do sono. No caso do domiciliar, os dados coletados são em menor quantidade. 

Quais diagnósticos podem ser encontrados?

O objetivo principal da polissonografia é identificar distúrbios do sono e, assim, encontrar a melhor forma de tratá-los para que o paciente tenha uma melhora na qualidade de vida. É importante ressaltar que o exame é indolor e não invasivo podendo ser realizado de forma domiciliar e hospitalar.  

Conheça agora os transtornos que podem ser encontrados por meio do exame de polissonografia: 

  • Apneia Obstrutiva do sono;
  • Bruxismo;
  • Insônia;
  • Sonambulismo;
  • Síndrome do sono;
  • Narcolepsia;
  • Terror noturno; 
  • Paralisia do sono.  

Caso suspeite que tenha algum desses distúrbios do sono, vá a um médico especialista para que ele avalie a situação e, assim, possa solicitar um exame de polissonografia adequado para você. 

A Locmed Hospitalar é uma distribuidora renomada no mercado que está trabalhando há 21 anos atuando com equipamentos médico hospitalares e da linha de home care. Somos especialistas quando o assunto é proporcionar tudo que precisa para a realização de um diagnóstico de exame do sono, assim como, os meios para o tratamento adequado. 

Gostou do conteúdo? Para conhecer mais sobre esse mundo continue acompanhando o nosso blog!