Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Como escolher uma máscara de CPAP ideal para seu tratamento
Boa parte do tratamento realizado pelo CPAP tem seu alto índice de eficiência quando a interface está adequada ao paciente de forma complementar. É necessário que este aparelho esteja de acordo com o seu rosto, afinal, irá utilizá-lo todos os dias para o tratamento. Então, é necessário que seja confortável.
Ainda mais quando tratamos de crianças, a situação acaba sendo nova e de difícil adaptação para adultos, imagina para os pequenos. É preciso que seja algo diferente e que contribua com o uso do CPAP. Com isso, para evitar essas complicações separamos um material inteiro voltado sobre o assunto.
Aproveite a leitura!
Como começar?
Todo o processo depende muito do seu tipo de rosto, o lado que procura dormir, seu tipo respiratório, entre outros fatores. Tudo isso interfere na escolha da interface ou máscara. Esse é um processo fundamental para a sua adaptação quanto a esse tratamento. Então, busque aquela que melhor se adequa a você.
A interface deve ser escolhida em conjunto com o fisioterapeuta respiratório designado para o seu caso. É preciso que a estrutura se adeque ao seu rosto para que não tenha saída de ar do equipamento. Em geral, as almofadas nasais são preparadas para aguentar as pressões de ar e não deixar que escape durante o tratamento.
Existem inúmeros modelos para que você possa escolher o melhor para o seu caso, de modo sucinto, temos interfaces oronasais, aquelas que cobrem a boca e o nariz. Contamos também com a nasal que se foca apenas no nariz e, claro, a intranasal, ou seja, que possui um cateter nasal também conhecida como interface pillow nasal.
Fora essas há uma diferente e necessária em casos específicos só quando solicitada pelo profissional, a facial total, este cobre de forma integral o rosto do paciente, da testa ao queixo. O apoio de testa é encontrado em diversos modelos de interface para trazer uma maior estabilidade na hora de dormir.
Como lidar com a barba e bigode
Um dos fatores que mais atrapalha o funcionamento das máscaras de CPAP são justamente as barbas e bigodes dos pacientes. Em geral, as interfaces podem cobrir boca e nariz ou apenas o nariz variando da escolha de cada modelo. No entanto, o que importa é que esse acúmulo de pelos pode atrapalhar a adaptação do tratamento de CPAP.
Sendo que a almofada nasal e oronasal acabam permitindo a passagem de ar. Se ainda preferir manter as estéticas faciais da mesma forma, o ideal é utilizar máscaras de gel para um conforto e eficácia maiores.
Máscara para mulheres e crianças
Existem interfaces especialmente voltada para o sexo feminino. Com um formato mais delicado do rosto, contamos com opções confortáveis para o seu uso.
A taxa de mulheres é consideravelmente menor que a dos homens, mas ainda sim contamos com uma parcela considerável da população. Pensando no conforto e na sensibilidade da pele, essas interfaces são ideais para o rosto feminino. Existem inúmeras opções desenvolvidas para as mulheres.
No caso dos pequenos existem opções menores para se adequarem ao rosto de forma melhor. Contando com diversas versões para que escolha a melhor. O ideal é que ele consiga utilizar sem se preocupar em ser um tratamento.
Essa adaptação pode levar um certo tempo, mas conte com o seu fisioterapeuta para ter um resultado mais efetivo. Existe todo um monitoramento dos profissionais nesse processo, tudo para saber se de fato o tratamento está acontecendo da forma correta e trazendo resultados positivos para a sua rotina. Outra dica importante, não deixe de ver o guia de tamanho de cada máscara de acordo com cada fabricante.
A Locmed Hospitalar é uma empresa que se preocupa em disponibilizar o melhor a todos. Somos especializados em distribuir produtos e serviços médico-hospitalares e de home care. Caso sofra com distúrbios do sono contamos com itens para te ajudar no tratamento.
Entrar