Como fazer a configuração de um aparelho CPAP

Quando lidamos com distúrbios do sono existem tratamentos que são os ideais para que tenha uma melhora substancial na sua qualidade de vida. Esses são ministrados por fisioterapeutas respiratórios que participam de toda a sua adaptação, desde a compra da melhor máscara até a configuração do CPAP. 

A titulação de CPAP é um dos procedimentos realizados para que o paciente entenda todos os processos do tratamento e qual a interface adequada para o seu tipo de rosto. Com isso em mente, conheça abaixo mais sobre o assunto e, principalmente, como deve ser a configuração de um CPAP. 

Aproveite a leitura! 

Quando um paciente deve utilizar um CPAP? 

O CPAP é uma sigla para Continuous Positive Airway Pressure, com tradução livre para pressão positiva contínua na via aérea. Esse aparelho faz parte do tratamento respiratório para distúrbios do sono como a apneia obstrutiva do sono. Sendo assim, o paciente só deve utilizá-lo após diagnóstico comprovado por um profissional da área. 

O exame de polissonografia é aquele que identifica quando há uma necessidade de usar CPAP para tratamento, com isso, esse estudo pode ser realizado tanto de forma hospitalar (tipo 1 ou polissonografia basal) como também para pode ser realizado de modo domiciliar (tipo 2, 3 e 4).

Só com o direcionamento de um médico e um laudo de polissonografia afirmando a necessidade do uso do CPAP que um paciente pode adquirir uma interface nasal e um aparelho que promova um fluxo de ar contínuo pelas vias aéreas superiores. 

Como fazer a sua configuração?

Aqui você aprenderá o passo a passo de como deixar configurado o CPAP, após a avaliação médica e realização do exame de polissonografia todos os dados não analisados e transmitidos para o fisioterapeuta respiratório para que este profissional fique responsável por todo o tratamento do paciente. 

Após o laudo de polissonografia ser emitido, o médico responsável irá passar os dados de pressão para serem colocados de acordo com o paciente. O aparelho de CPAP é simples, mas para os iniciantes sua configuração pode ser confusa. 

Em geral, os equipamentos possuem três botões, o de ligar, um central, com a opção giratória para a seleção dos itens da configuração e um que se identifica como início. Os CPAPs podem variar de marca, mas a sua estrutura permanece a mesma. 

No entanto, a exemplificação será baseada em um aparelho da Resmed, com isso, para iniciar o procedimento de configuração basta desbloquear o aparelho pressionando o botão central com o início ou “home”. Isso irá abrir a parte de cima mostrando a opção de “menu clínico”, com o auxílio do botão central giratório chegue até esta opção e pressione o meio para conhecer todas as opções disponíveis. 

Seguindo as orientações do laudo de polissonografia, pode ser feito o mesmo processo citado acima para modificação do que for necessário como as pressões mínimas e máximas e o tempo de rampa.  Depois que tudo estiver de acordo, pode conectar a interface nasal junto com a traqueia para o uso pressionando o botão de ligar. 

Agora que já conhece mais sobre o CPAP, fica mais fácil lidar com os pacientes que precisam de auxílio e direcionamento. A Locmed Hospitalar é uma empresa pronta para proporcionar o melhor a todos os clientes, seja para o tratamento do paciente ou mesmo para uso profissional. Já que nós somos especializados em locação e venda de produtos médico-hospitalares e da linha home care. Tudo que precisa nessa área pode ser encontrado em nossas instalações. 

Para conhecer mais do nosso trabalho continue acompanhando nosso Blog!