Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Como o tabagismo afeta o seu sono?
O cigarro é composto de aproximadamente quatro mil substâncias químicas. Além dos diversos problemas de saúde que podem ser causados pelo fumo, como o câncer (que é a doença mais atrelada ao consumo de cigarros) e a parada cardíaca, um dos maiores efeitos está na qualidade do sono do fumante.
Especialistas já apontaram que a sensação de relaxamento proporcionada pelo ato de fumar é uma ilusão, uma vez que a nicotina, substância que mais está presente no cigarro, é um estimulante que deixa o corpo totalmente ativo e pode causar danos irreversíveis ao sono do tabagista.
Continue a leitura para entender mais sobre o assunto.
Cigarro e ritmo circadiano
As substâncias existentes no cigarro afetam o funcionamento do organismo, desregulando alguns ciclos metabólicos. O ciclo circadiano, por exemplo, que é responsável pelo ritmo com que o corpo realiza suas funções ao longo do dia, é diretamente afetado pelo tabagismo. Essas substâncias mudam a rotina do organismo, de forma que ele não entende o que deve funcionar durante o dia e a noite.
A interferência desse ritmo atinge, indiscutivelmente, a qualidade do sono, pois é por causa do ciclo circadiano que o corpo reconhece a hora de adormecer e de despertar.
Cigarro, apneia e insônia
Fumar pode ser a causa dos dois maiores distúrbios do sono em alguns pacientes.
Pesquisas realizadas mostraram que quem fuma tem duas vezes mais chances de sofrer com a apneia obstrutiva do sono, que é caracterizada pela interrupção da respiração enquanto dorme. Isso acontece porque a fumaça inalada durante o fumo irrita e inflama os tecidos que revestem o nariz e a garganta, provocando um inchaço que impede que o ar circule livremente.
Alguns dos fatores que relacionam a apneia obstrutiva e o fumo são:
- Mudança na arquitetura do sono;
- Reflexos neurais causados pela nicotina;
- Abstinência noturna.
Além da apneia obstrutiva, o tabagismo pode ser responsável pelo desenvolvimento do distúrbio do sono mais comum, a insônia.
Como já foi dito, a nicotina atua como um forte psicoestimulante. Provocando uma falsa sensação de relaxamento e tranquilidade, a substância ativa os receptores do sistema nervoso central, atrapalha a liberação da melatonina, o hormônio do sono, e favorece a liberação de adrenalina. Por esse motivo, os fumantes costumam acordar com mais frequência durante a noite e ter mais dificuldade para dormir.
Melhore a qualidade do seu sono
Ter uma má noite de sono pode atrapalhar todo o seu dia. Uma rotina saudável depende de uma noite de descanso e vários fatores podem te ajudar a conseguir isso. Tratamentos, como o uso de CPAP para tratar a apneia, e exercícios são alguns exemplos, mas, sem dúvidas, parar de fumar é uma parte essencial, já que realizar os tratamentos de forma isolada pode não apresentar os resultados esperados. Abrir mão do tabagismo também vai trazer vários benefícios a toda a saúde.
A Locmed Hospitalar é uma empresa que há 21 anos atua no fornecimento de produtos para diagnóstico do sono e equipamentos médico-hospitalares. Temos o que é necessário para melhorar a qualidade de vida através de produtos que vão ajudar a tratar todos esses problemas.
Continue acompanhando o nosso blog para ter mais informações!
Entrar