Como realizar o desmame da ventilação mecânica

Nos dois anos de pandemia ocorreu um crescimento nos casos de pessoas necessitando ser entubadas para se manterem estáveis. Nessa situação, inúmeras pessoas que contraíram Covid-19 foram internadas e tiveram que utilizar a ventilação mecânica invasiva (VNI) para respirarem.

Com esse fato em mente, no artigo de hoje conheça mais sobre a ventilação mecânica invasiva e principalmente sobre o “desmame” realizado após a recuperação do paciente. Conheça mais sobre o assunto abaixo, boa leitura!

O que é o desmame da ventilação mecânica?

O desmame da ventilação mecânica nada mais é do que a retirada do paciente da respiração fornecida por aparelhos para a espontânea. Sendo assim, é preciso que o profissional entenda quando é o melhor momento para fazer a retirada do tubo, afinal, o desmame é realizado em casos de ventilação mecânica invasiva.

Como ele pode ser realizado por um profissional

Após um procedimento como esse é preciso que o médico tenha cautela e proporcione o melhor ao paciente. A retirada do tubo deve ser feita de modo gradativo para que o organismo se acostume e retorne a respiração espontânea. Abaixo conheça alguns pontos de destaque nesse processo.

Condição para o desmame

Existem alguns pontos antes de realizar o desmame que precisam estar de acordo no organismo. Após o quadro de doença respiratória melhorar necessário considerar os procedimentos para início do desmame. Confira abaixo a lista de condições que precisam ser observadas:

  • Teste de respiração espontânea deve ser realizado;
  • Níveis de consciência devem estar adequados;
  • Quando o paciente é capaz de realizar esforços respiratórios;
  • Trocas gasosas realizadas de forma adequada;
  • Ausência acido-básico acentuado e de distúrbios hidroeletrolíticos.

Extubação

A extubação é o processo de retirada do tubo endotraqueal que fornece o oxigênio para os pulmões. O primeiro momento das 48 horas após a retirada é decisivo, por isso é feito um monitoramento se foi um sucesso ou um fracasso a extubação.

Nos casos de ventilação mecânica prolongada, esta que acontece com tempo maior que 21 dias, o monitoramento deve ser feito durante o período de 7 dias. Só após esse tempo é possível afirmar que o paciente está apto a retornar a sua rotina sem a ventilação mecânica invasiva.

Gostou do conteúdo de hoje? A Locmed Hospitalar é uma empresa que está no mercado há 21 anos trabalhando com maestria e comprometimento. Trabalhamos com locação e venda de equipamentos médico-hospitalares e da linha de home care. Para conhecer mais sobre esses assuntos voltados para terapia respiratória continue acompanhando nosso blog!