Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Como um neurologista trabalha com a polissonografia?
Dormir é uma necessidade do ser humano, sendo mais do que necessária para que todas as funções do corpo se mantenham em perfeito funcionamento. Com isso, é um ato que precisa ser levado a sua devida importância e não negligenciado como geralmente é o caso.
É importante destacar que indivíduos com problemas neurológicos têm uma predisposição a desenvolverem um quadro de distúrbios do sono. Podendo até mesmo ser um indício de que futuramente terá complicações maiores neste âmbito. Pensando nisso, separamos um artigo para que conheça o papel fundamental do neurologista em um exame de polissonografia.
Aproveite a leitura!
Como funciona a polissonografia?
Antes de conhecer mais sobre as profissões que atuam na medicina do sono é preciso entender do que se trata este trabalho e como pode contribuir com a sua qualidade de vida. Sendo assim, a polissonografia nada mais é do que um exame voltado para estudos do sono do paciente. Este é completo e garante um diagnóstico do que há de errado em seu organismo.
Em geral, os pacientes que fazem a polissonografia relataram que mesmo dormindo por horas ainda estavam cansados ou mesmo os parceiros destes indivíduos apontam sintomas como roncos e falhas na respiração.
Com isso, um médico responsável faz a solicitação para que o paciente seja analisado por profissionais para que assim possa descobrir qual o distúrbio do sono e, desse modo, saber qual o melhor tratamento.
É necessário destacar que existem 4 tipos de polissonografia, a hospitalar que também é conhecida como polissonografia basal ou tipo 1. Temos as outras três que são domiciliares, divergindo nos canais de acesso que proporcionam um laudo menor em cada.
O exame em si acontece em uma única noite, com paciente cheio de eletrodos para a captação de dados como atividade cerebral, movimentação muscular e até mesmo controle da respiração.
Afinal, como um neurologista atua nessa área?
Existem vários profissionais que podem trabalhar na área de medicina do sono, estes médicos são especializados em algum ramo que contribui para que uma análise do laudo seja realizada após o exame de polissonografia.
O neurologista neste caso lida diretamente com a parte de encefalograma, em conjunto com os outros profissionais, este em específico avalia toda a atividade cerebral do paciente presente no exame. Isso contribui para que dentro da análise possa ser acompanhado outros problemas ou mesmo ajudar com o melhor diagnóstico e propor um tratamento adequado.
Gostou do conteúdo de hoje? A Locmed Hospitalar é uma empresa altamente renomada neste mercado e trabalha diretamente com venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e a linha home care.
Atuando na área há 22 anos com foco na evolução e crescimento sempre. Dispomos de fisioterapeutas respiratórios que são especialistas quando o assunto é distúrbio do sono e polissonografia.
Para conhecer mais sobre o assunto, continue acompanhando nosso blog!
Entrar