Como um profissional realiza o exame de espirometria?

Qualquer tipo de comprometimento do pulmão resulta em alterações e enfraquecimento do sistema respiratório, causados por vários tipos de doenças pulmonares. Apresentar sintomas como cansaço excessivo, falta de ar e dificuldade para respirar não é normal e a causa deve ser investigada.

Para isso, o exame de espirometria é o mais recomendado. Ele é responsável por avaliar a capacidade pulmonar e acompanhamento de pacientes que apresentam doenças que afetam o sistema respiratório.

Para saber mais sobre esse exame e a atuação de um profissional, continue a leitura deste artigo!

O que é espirometria?

O exame de espirometria serve para avaliar a função do pulmão de forma integral, contabilizando a velocidade com que uma pessoa realiza os movimentos de inspiração e expiração e também a quantidade de ar utilizada para uma respiração completa. Ou seja, esse exame avalia o desempenho geral dos pulmões de um indivíduo, tanto suas capacidades como suas limitações.

Com essa avaliação, é possível identificar anormalidades e problemas de diversas patologias pulmonares. Servindo tanto para identificação quanto para definir o melhor tratamento. 

Como o profissional da área trabalha com esse exame?

O exame é realizado de forma simples, pode ser feito por um técnico especializado em conjunto com um médico pneumologista ou mesmo um fisioterapeuta respiratório com formação adequada.

Este indivíduo mantém o paciente sentado, assim é colocado um clipe nasal para que não haja qualquer vazamento de ar pelas narinas. Com o auxílio de um bocal acoplado ao espirômetro, este é condicionado diretamente na boca do paciente para que dê início ao exame. 

O profissional vai coordenar as técnicas de sopro mais adequadas para o indivíduo naquele momento, ditando assim o ritmo de todo o exame. É necessário que o material utilizado seja descartável para que não haja nenhuma reutilização durante outros procedimentos.  

Pacientes com patologias ou mesmo atletas podem fazer esse procedimento. O exame pode ser realizado em institutos próprios e até em centros esportivos, isso para que o profissional possa avaliar a capacidade pulmonar do atleta.

O exame também contribui para um controle respiratório, ou seja, quando um paciente está lidando com uma medicação específica voltada para doenças pulmonares. É preciso realizar a espirometria para avaliar a situação do paciente. 

Sendo um fisioterapeuta é necessário entrar em contato com o médico responsável antes de indicar esse exame ao paciente. Isso para avaliar a real necessidade de tal ato. Mesmo sendo um procedimento simples e que dura poucos minutos, ele é passado para casos específicos.   

Gostou? A Locmed Hospitalar é uma empresa renomada no mercado estando há 21 anos trabalhando com o fornecimento de equipamentos médico-hospitalares e da linha home care. Levamos sempre qualidade de vida a todos os pacientes que precisam de nossos aparelhos para tratamentos respiratórios. 

Para conhecer mais informações sobre, continue acompanhando nosso blog!