Como um psicólogo pode contribuir com a saúde do seu sono?

Uma boa noite de sono tem capacidade reparadora sobre o ser humano, colaborando para a sua saúde física e mental, melhorando a concentração, o humor e a energia. 

Fatores psicológicos e o sono estão diretamente ligados. Vários distúrbios, como por exemplo a insônia, estão relacionados à ansiedade, depressão etc., sendo tanto uma das causas como uma consequência.

Por isso, aliar os tratamentos para os distúrbios do sono ao acompanhamento psicológico pode trazer ainda mais sucesso. Acompanhe o material que separamos para saber mais sobre o papel de um psicólogo no seu sono. 

Ansiedade, depressão e distúrbios do sono

Uma das principais características de um paciente com ansiedade é a hiperexcitação mental, que causa grande dificuldade para dormir e pode auxiliar no desenvolvimento da insônia em muitos casos.

Além disso, a ansiedade também pode acontecer em decorrência da apneia do sono. A apneia do sono é um distúrbio que provoca um desequilíbrio nas taxas hormonais, liberando hormônios que contribuem para a ansiedade (como o cortisol, que aumenta a glicose no sangue e funciona como um combustível).

Essa liberação de cortisol também pode colaborar para o desenvolvimento da depressão a longo prazo. Estudos apontam que quanto mais grave o caso de apneia, maior o risco de desenvolver depressão. Também foi identificado que os sintomas da depressão são extremamente comuns em pessoas com apneia obstrutiva do sono. Por isso, tratar os transtornor é muito necessário para evitar qualquer tipo de piora no quadro do paciente. 

Psicologia do sono

Todos os estudos em volta do sono vêm apontando para o fato de que dormir bem é muito mais importante do que se imaginava. E quanto mais se estuda, mais se amplia essa área. Levando em consideração os efeitos que o sono tem na rotina das pessoas, faz todo sentido que a psicologia também integre esses estudos.

A psicologia do sono vem crescendo e ganhando espaço nesses estudos para compreender esse fenômeno e se aliar aos tratamentos tradicionais dos distúrbios do sono, promovendo ainda mais eficiência e qualidade de vida aos pacientes. 

Um psicólogo, para atuar nessa área, precisa passar por cursos específicos e ter um conhecimento amplo sobre os aspectos anatômicos e funcionais, como os estágios do sono, cronobiologia, ciclo circadiano, entre outras coisas, de forma que entenda a importância e os efeitos do sono. Compreendendo as estruturas neurobiológicas e os mecanismos do organismo, o psicólogo consegue intervir nos distúrbios do sono, seja de forma direta ou indireta, e tratá-los juntamente à saúde emocional e psicológica do paciente. 

Ter o suporte adequado de um psicólogo especialista nessa área é fundamental para esses tratamentos, sendo até mesmo mais eficiente do que alguns tipos de remédios. Exercícios de respiração, por exemplo, colaboram para uma noite de sono melhor. 

A Locmed é uma empresa com experiência na distribuição de equipamentos médico-hospitalares que tem o que você precisa. Estamos no mercado há 21 anos prezando por qualidade de vida e bem-estar. 

Continue acompanhando o nosso blog para ter mais informações!