Concentradores de oxigênio: quando seu uso é indicado

Ao longo dos anos os problemas respiratórios aumentaram e se tornou mau comum conhecer sobre tratamentos voltados para o sistema respiratório como é o caso da oxigenoterapia. Sendo assim, conheça mais sobre os concentradores de oxigênio e quando deve ser indicado o seu uso no artigo de hoje. 

Boa leitura!

O que é um concentrador de oxigênio? 

O concentrador de oxigênio é um aparelho voltado para proporcionar um oxigênio mais puro que já está presente no local por meio de uma filtragem. Isso para pacientes que sofrem com doenças pulmonares como é o caso da asma crônica ou mesmo insuficiência respiratória. 

Essas doenças acabam afetando diretamente a capacidade do paciente de captar oxigênio de forma natural. Sendo assim, quando precisamos de um suprimento maior de gás oxigênio é utilizado esse método ou mesmo por meio de cilindros de gás para que assim a saturação do sangue esteja mais próxima do normal, ou seja, 90%. 

Um ser humano saudável possui 95% de oxigenação. Isso pode ser medido por meio de um dispositivo conhecido como oxímetro e que auxilia os médicos no acompanhamento da condição do paciente.  

O seu uso é simples, com uma fonte de energia elétrica, o concentrador de oxigênio ao ser configurado começa a filtrar o ar presente no espaço e transmitir para o paciente. Existem as versões estacionária e portátil, ambas são extremamente funcionais e proporcionam máxima eficácia.

Quando esse aparelho é indicado? 

Como citado anteriormente, o uso do concentrador de oxigênio ou mesmo dos cilindros de oxigênio é voltado para pacientes que sofrem com alguma comorbidade no sistema respiratório e, com isso, a captação de ar acaba sendo prejudicada. Com isso, doenças pulmonares graves são as principais causas para o uso dos concentradores. 

Na recente pandemia de 2020, o uso de concentradores de oxigênio se tornou comum para salvar pacientes que se encontravam com os pulmões altamente fragilizados devido a Covid-19. Em inúmeros casos a internação foi necessária e, com isso, uma ventilação mecânica invasiva foi necessária. 

Caso sinta uma certa falta de ar no dia a dia, ou mesmo se tiver partes do corpo mais arroxeadas isso pode indicar falta de oxigenação no sangue. Sendo assim, procure um especialista para tratar do seu caso e, assim, solicitar a melhor solução. 

A Locmed Hospitalar é uma distribuidora renomada no mercado que está há 21 anos disponibilizando o melhor aos clientes. Atuando na área de locação e venda de equipamentos médico-hospitalares e de home care, a Locmed é hoje uma empresa que trabalha com concentradores de oxigênio para que possa ter uma terapia respiratória adequada. 

O que nos move é o seu bem-estar! Para saber mais sobre esse tema continue acompanhando o nosso blog!