Conheça algumas atividades que podem ajudar a dormir melhor

Ter uma rotina de exercícios apresenta diversos benefícios tanto à saúde física, prevenindo o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão, como à mental, podendo até mesmo ser útil no tratamento da depressão e da ansiedade. 

Isso se deve ao fato de a prática de exercícios físicos provocar a liberação de hormônios que estão relacionados à sensação de prazer, a endorfina e a serotonina. Por isso, é muito importante que pessoas de todas as idades tenham o hábito de praticar exercícios regularmente para ter uma vida mais saudável. 

Além desses fatores, a atividade física também pode contribuir para um sono melhor, promovendo uma sensação maior de bem-estar e saúde ainda mais completa. 

Para você entender mais sobre isso, continue a leitura deste artigo!

O exercício e uma boa noite de sono

Inserir a prática de atividades físicas no dia a dia tem diversos benefícios em todas as áreas, e com o sono não é diferente. 

Uma pessoa que se exercita diariamente tem facilidade para pegar no sono, pois os neurotransmissores do bem-estar são liberados mais facilmente, promovendo maior relaxamento e a necessidade do descanso. Tudo isso colabora para a qualidade do sono, tornando-o mais profundo e reparador para ajudar a recuperar e repor as energias que foram gastas durante o dia. 

Esse descanso proporcionado pelo sono profundo também melhora a concentração e a memória, aumentando a produtividade no trabalho, nos estudos e nas atividades do dia a dia.

Para pessoas que sofrem com os distúrbios do sono como a apneia, também é uma ótima alternativa. Os exercícios físicos trazem benefícios para o sistema respiratório que ajudam a melhorar os sintomas dessa condição. 

Atividades que melhoram o sono

O recomendado pelos especialistas para pessoas comuns, que não são atletas profissionais, é praticar atividades de intensidade moderada, que provoquem aumento na respiração e nos batimentos cardíacos. Alguns exemplos são a dança, andar alguns quilômetros de bicicleta, praticar hidroginástica e vôlei e fazer caminhadas em um ritmo mais rápido. Outras atividades como pilates e yoga também podem ajudar muito, pois reduzem o estresse e causam mais relaxamento. 

É importante ressaltar que o horário em que o exercício é praticado faz toda a diferença. O ideal é ter um intervalo de no mínimo quatro horas entre a atividade e a hora de dormir. Afinal, se praticar muito perto da hora do seu sono, o corpo reage de maneira diferente e os hormônios causam uma agitação instantânea, despertando o organismo em vez de relaxá-lo. 

Na Locmed Hospitalar, você encontra os melhores equipamentos médico-hospitalares e de terapia respiratória. Estamos no mercado há 21 anos atuando com o fornecimento de produtos de qualidade que visam a qualidade de vida de todos os pacientes. 

Para ter mais informações, continue acompanhando o nosso blog!