Conheça 5 técnicas de fisioterapia respiratória para reabilitação

Ao longo do tempo, os problemas respiratórios se tornaram mais presentes em todo mundo. A cada ano novas doenças que atacam essa região estão se desenvolvendo ainda mais, fora que com a vida metropolitana não contribui, já que proporciona um nível alto de poluição. Com isso, ter uma qualidade de vida ao respirar é fundamental nos dias de hoje. 

Pessoas que possuem doenças pulmonares são mais propensas a necessitarem de fisioterapia respiratória. Esta tem como intuito principal melhorar a condição física do paciente para que este tenha uma diminuição dos sintomas causados pelas doenças a longo prazo. 

Pensando nisso, conheça 5 práticas voltadas para que o indivíduo tenha uma maior qualidade de vida. 

Boa leitura!

O que é fisioterapia respiratória? 

A fisioterapia respiratória é um trabalho inteiramente voltado para a melhora substancial dos pulmões. Ou seja, estes são um conjunto de técnicas preventivas ou mesmo que agem de forma curativa com foco na reexpansão pulmonar, colaborando com a saturação do sangue e, reeducando assim, a função respiratória do corpo.

Com isso, o profissional trabalha manualmente com equipamentos ou sem para criar uma série de exercícios que contribuam com a oxigenação do corpo. Isso focando em pessoas que sofrem com doenças respiratórias como enfisema pulmonar, fibrose cística, asma, insuficiência respiratória e, entre outras.

Quem possui essas enfermidades ao longo do tempo precisa de acompanhamento profissional para melhorar o seu dia a dia. Afinal, atividades simples podem se tornar um problema.

Entenda algumas técnicas de reabilitação pulmonar 

Agora que já compreende o que de fato é a fisioterapia respiratória e como esta pode contribuir com o seu quadro de doença pulmonar, confira abaixo algumas técnicas para te ajudar no tratamento. 

Incentivadores respiratórios 

Iniciamos nossa lista com exercícios focados na reexpansão pulmonar. Com o auxílio de equipamentos especializados, o paciente realiza uma série de atividades. O Respiron é um exemplo claro, puxando o ar pelo bocal do aparelho, o indivíduo deve manter as três bolinhas no alto do equipamento por um tempo determinado. Realizando assim, a inspiração de forma compassada de acordo com o que o profissional indicou.

Higiene Brônquica

Já a higiene brônquica tem como principal intuito realizar uma limpeza que todo o sistema respiratório, focando principalmente na retirada de muco e secreções que obstruem as vias aéreas e causam dificuldade respiratória. Confira abaixo algumas técnicas realizadas pelos fisioterapeutas respiratórios com esta intenção: 

  • Drenagem postural; 
  • Manobras manuais (percussão e vibrocompressão); 
  • Expiração feita com pressão positiva. 

Terapia feita com Pressão Positiva 

Na fisioterapia respiratória como já dito anteriormente existem certos instrumentos que podem contribuir com todo o tratamento. No caso, a terapia com pressão positiva precisa de aparelhos especializados em proporcionar uma maior quantidade de ar pelas vias aéreas, CPAPs, BIPAPs, incentivadores e até ventiladores pulmonares. Estes promovem, de formas diferentes, um auxílio para a melhora na função respiratória.  

Cinesioterapia respiratória 

Esta entra como um tratamento fundamental em diversas patologias já que é uma terapia voltada para tratar os sistemas neuromusculoesquelético e circulatório. A técnica visa melhorar a movimentação da caixa torácica, promovendo assim a musculatura respiratória e a ventilação pulmonar. Com isso, toda a oxigenação do corpo é aprimorada. 

A técnica de reabilitação nesse caso é voltada para padrões ventilatórios, estes focados na ação muscular, ou seja, aperfeiçoar os músculos a fim de fortalecer a capacidade respiratória. 

Técnicas de reexpansão pulmonar

Finalizando, temos uma técnica que trabalha a reexpansão da capacidade pulmonar, para isso são realizadas manobras voltadas a inspiração mais profunda. Esta utiliza um equipamento para auxiliar em todos os exercícios para aumentar o volume de ar inspirado. Esta atividade reduz as chances de existir um colapso alveolar e garante a movimentação dos membros superiores, associados diretamente a respiração. 

É importante ressaltar que esses métodos devem ser aplicados por um profissional da área, isso para que tudo esteja dentro do cronograma já pré-estabelecido pelo fisioterapeuta respiratório responsável pelo seu caso. 

Gostou? Continue acompanhando as postagens do nosso blog para conhecer mais do assunto! 

A Locmed Hospitalar está atuando com venda e locação de equipamentos há 22 anos com maestria e comprometimento. Contando com uma equipe renomada de fisioterapeutas respiratórios que estão prontos para te auxiliar da melhor forma. 

Oferecemos qualidade de vida a todos os pacientes que precisam de soluções para a área respiratória. Venha conhecer mais do que podemos disponibilizar para você!