Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Conheça os benefícios da oxigenoterapia
A administração de oxigênio é fundamental no tratamento e na recuperação de pacientes com problemas cardiorrespiratórios, podendo ser utilizada de forma temporária ou vitalícia para corrigir problemas de respiração.
Ela é recomendada em casos de doenças que reduzem a distribuição de oxigênio para os pulmões e para o organismo em geral. Quando isso acontece, diversos problemas podem ser causados e, para tratá-los ou evitá-los, é preciso realizar a oxigenoterapia para que o paciente tenha mais qualidade de vida.
Para saber mais sobre esse assunto, continue a leitura do artigo!
O que é oxigenoterapia e quando é indicada?
Quando um indivíduo tem problemas respiratórios, a oferta de oxigênio aos pulmões é menor do que o necessário para uma vida saudável e confortável. Neste caso, é muito importante suplementar o oxigênio para suprir a deficiência do organismo e permitir que o paciente viva com mais qualidade.
Essa suplementação vem por meio da oxigenoterapia, que é um procedimento que reúne técnicas de terapia respiratória e envia oxigênio às vias respiratórias através de aparelhos e equipamentos de pressão positiva com cânulas ou máscaras. O oxigênio utilizado para este tratamento pode ser tanto líquido como gasoso.
A indicação de oxigenoterapia é comum para pacientes com quadros de pneumonia, DPOC, displasia broncopulmonar, edema pulmonar, taquipneia, insuficiência cardíaca e até mesmo asma ou apneia do sono, pois essas condições prejudicam as trocas gasosas e deixam os níveis de oxigênio mais baixos, atrapalhando a respiração. Ou seja, qualquer distúrbio que impede que uma pessoa obtenha a quantidade suficiente de oxigênio pode requerer esse tipo de intervenção.
Para saber se é necessário iniciar a oxigenoterapia, deve-se medir os níveis de oxigênio no sangue por uma amostra de sangue ou por um oxímetro de pulso. Havendo essa necessidade, existem três tipos de oxigenoterapia: de baixo fluxo, alto fluxo (ambas com suporte mais direto) e ventilação não invasiva (pode ser durante o sono, como o CPAP).
Quais são os benefícios?
Como já foi dito, a oxigenoterapia tem como principal objetivo facilitar a respiração e levar mais qualidade e expectativa de vida ao paciente por meio do aumento da taxa de oxigênio no organismo.
Realizando este tratamento, é possível diminuir o cansaço e a fadiga, dores de cabeça, irritabilidade e até mesmo inchaço em partes como o tornozelo. Além disso, é uma excelente aliada para prevenir o desenvolvimento de doenças cardíacas e danos neurológicos ou renais, diminuir a necessidade de internação frequente, prolongar a duração de exercícios físicos e melhorar as funções psíquica, neurológica e cardíaca.
Nas crianças, a oxigenoterapia também tem grandes benefícios, como a ajuda no desenvolvimento mais saudável, alívio de dores causadas pela deficiência de oxigênio e melhora nas alterações de comportamento.
Esse tratamento é eficiente para diversos casos e tem resultados altamente satisfatórios, melhorando a vida dos pacientes e proporcionando uma respiração mais fácil e confortável.
Na Locmed Hospitalar, empresa que atua há 22 anos no mercado de equipamentos médico-hospitalares e de fisioterapia respiratória, são disponibilizados os melhores itens. Trabalhamos com o objetivo de levar mais qualidade de vida a todos os pacientes.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para ter mais informações sobre este e outros assuntos!
Entrar