Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Conheça os cuidados de enfermagem com a traqueostomia
A enfermagem precisa ter um cuidado especial com os pacientes em geral. Toda a parte de pré a pós-operatório é tratada diretamente por esses profissionais. E quando lidamos diretamente com traqueostomia, o zelo deve ser intensificado. Afinal, qualquer complicação gera uma infecção e isso acaba complicando o caso do paciente tornando a recuperação mais prolongada e difícil.
Isso pode afetar até mesmo a qualidade de vida do paciente caso dê errado dentro do período de cura. Pensando nisso, separamos um material para que conheça mais sobre os cuidados da enfermagem com os pacientes traqueostomizados.
Boa leitura!
O que é traqueostomia?
Primeiramente, é necessário conhecer o que de fato é uma traqueostomia antes mesmo de que fique claro os cuidados necessários. Com isso, esta é uma operação realizada por profissionais da saúde voltada para casos em que as vias aéreas estão obstruídas, desse modo, uma ligação direta entre a traqueia e o meio externo é necessária.
Sendo uma indicação válida para casos de traumas, queimaduras ou mesmo uma disfunção da laringe. Todas essas situações podem levar ao médico responsável a escolher por uma traqueostomia com o objetivo de facilitar a entrada de ar até os pulmões.
Todo o procedimento é feito de forma simples, o paciente precisa estar em posição de decúbito dorsal (de barriga para cima), com uma hiperextensão e um coxim sobre os ombros para apoiar a cabeça. Isso para que seja introduzida uma cânula na região do pescoço. Este material deve ter um tamanho adequado ao indivíduo, para que chegue adequadamente até o local sem complicação.
Saiba os cuidados necessários nesta situação
Para que o paciente tenha uma recuperação adequada de seu quadro, é preciso que os enfermeiros se mantenham sempre atentos para que nada interfira na condição do indivíduo. Sendo assim, conheça abaixo alguns pontos de destaque da enfermagem em pacientes que fizeram traqueostomia.
Reduza os riscos de infecção
Um dos fatores de maior preocupação com certeza é que uma infecção aconteça no local. Com isso, existem alguns protocolos a serem seguidos, ainda mais que os pacientes com traqueostomia ficam no mesmo setor que terapias intensivas, isso gera ainda mais preocupação quanto a uma infecção. Sendo assim, é preciso fazer uma verificação diária da cânula, procurando sempre por uma possível contaminação.
Checar também a temperatura corporal do paciente e se apresenta alguma secreção. Fora isso, é importante que o enfermeiro mantenha as mãos higienizadas e utilize luvas durante o manuseio do paciente.
Assegure que a oxigenação está correta
O propósito principal da traqueostomia é justamente que o paciente tenha a desobstrução das vias aéreas. Se a oxigenação do paciente não estiver adequada, algo está errado. Com isso, existem alguns fatores que indicam a ineficácia da ventilação mecânica. Podem causar desconforto ao paciente e até mesmo dor. Elas são: o descolamento da cânula, a aerofagia e o pneumotórax.
Fique atento a higienização da boca
A higienização é importante em todos os âmbitos quando falamos sobre o pós-operatório, entretanto, quando lidamos com uma região tão próxima à boca é preciso ter um cuidado redobrado com sua limpeza. E ainda nestes casos a higiene desse local ajuda a diminuir as chances de infecção.
Com isso, é recomendado que seja feita a limpeza com o auxílio de uma escova com cerdas macias e caso não seja possível fazer a escovação é preciso passar uma compressa de forma delicada com uma solução antisséptica para promover a higienização.
Averigue a funcionalidade da cânula
Como já citado anteriormente, os profissionais da saúde responsáveis pelo caso cuidam para que o tamanho da cânula esteja adequado. Além desse fato, esse objeto conta com uma segunda cânula interna com a função de remover os mucos que se criam nesta região. É preciso que toda a estrutura se mantenha em perfeito estado e, assim, promovendo o melhor da sua funcionalidade para que o paciente consiga até mesmo se comunicar com este item.
Sendo assim, todo profissional deve se manter em constante alerta para que não haja qualquer indício de piora ou mesmo alguma infecção neste procedimento. Priorize a qualidade de vida do paciente.
Gostou do conteúdo? A Locmed Hospitalar está no mercado em busca de proporcionar o melhor aos clientes. Atuamos há 22 anos com venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e da linha home. Com comprometimento e maestria nos processos para promover soluções tanto para pacientes como para profissionais da área.
Continue acompanhando nosso blog para conhecer mais sobre o assunto!
Entrar