Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Conheça os sintomas de 5 doenças pulmonares crônicas
Doenças pulmonares já se tornaram comuns nos dias de hoje estando entre as principais mudanças para os próximos anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) nos próximos anos teremos um aumento significativo das doenças pulmonares.
Assim como, nos últimos anos a pandemia desencadeou inúmeras problemáticas, é preciso estar ciente quanto às doenças pulmonares e como estas podem afetar o corpo. Pensando nisso, separamos para o artigo de hoje 5 sintomas mais frequentes nas doenças pulmonares crônicas.
Boa leitura!
Doenças respiratórias e seus sintomas
Para que conheça as semelhanças entre as doenças pulmonares é preciso saber mais sobre elas e estar ciente de seus sintomas. Com isso, tosses, chiados e aperto no peito são fatores que estão presentes em inúmeras complicações neste sentido. Confira abaixo mais sobre eles:
Asma
Iniciamos com uma doença pulmonar que afeta parte da população mundial, estima-se que mais de 339 milhões de pessoas sofrem com essa condição. Os sintomas são voltados para a obstrução das vias aéreas já que esta tem como fator principal uma inflamação no local. Em geral, muitas pessoas podem ter tais sintomas vinculados a outras doenças, já que esta entra como uma dificuldade respiratória.
Tuberculose
Esta é causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que entra como uma doença infectocontagiosa e mesmo tendo afetado a população mais no passado ainda sim causa inúmeras mortes em todo o mundo.
Os sintomas estão voltados para uma tosse intensa com ou sem secreção, que entra como principal característica desta doença. Assim como, sudorese, cansaço excessivo, emagrecimento e febre ao longo de toda a situação.
Doenças Pulmonares Ocupacionais
Se manter em um ambiente de trabalho que proporcione uma má condição na qualidade de vida é prejudicial a sua saúde. De maneira geral, quando focamos principalmente na região do pulmão existem trabalhos que expõem os funcionários constantemente a agentes químicos que são danosos.
Com os principais sintomas desta doença temos a dispneia, isso causa uma sensação de baixa inalação de ar, gerando assim um maior esforço do indivíduo.
Hipertensão Arterial Pulmonar
Como o próprio nome sugere, a hipertensão arterial é a obstrução parcial das vias sanguíneas. Em contrapartida, a falta de oxigenação pode afetar a todo o corpo, assim como, a região pulmonar.
Com essa condição, o sangue oxigenado não consegue chegar para que as trocas gasosas sejam realizadas da melhor maneira. À vista disso, o indivíduo apresenta falta de ar e tonturas ao realizar algum tipo de esforço.
Pneumonia
Finalizando, temos uma das doenças mais conhecidas que afeta diretamente a região dos pulmões. A pneumonia em si pode ser causada por inúmeras condições já que existem diversas variações desta doença, podendo ser bacteriana, viral ou até mesmo fúngica).
Esta atinge principalmente os alvéolos pulmonares, responsáveis pelas trocas gasosas. Os sintomas em geral são tosse intensa com expectoração, falta de ar, dor no peito e febre.
Gostou do conteúdo? A Locmed Hospitalar é uma empresa renomada no mercado que trabalha com maestria com venda e locação de equipamentos médico-hospitalares. Contamos com fisioterapeutas respiratórios prontos para te ajudar em suas dúvidas sobre tratamentos relacionados a área.
Para conhecer mais sobre o assunto, continue acompanhando nosso blog para não perder nada!
Entrar