Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
CPAP: O que é e como funciona
Os distúrbios do sono são hoje um mal que acomete boa parte da população. O ato de dormir é tão importante quando se alimentar, no entanto, acaba sendo negligenciado por muitos que não dão o devido valor.
Por muitas vezes o estresse do dia a dia, idade avançada e sobrepeso acabam influenciando para que uma condição se torne propícia, e você sofra pela falta do descanso tão necessário.
Com foco nisso, separamos para o post de hoje o que precisa saber sobre CPAP e como esse aparelho pode ajudar você a melhorar sua qualidade de vida.
Boa leitura!
O que é um CPAP?
De forma sucinta, o CPAP, sigla de Continuous Positive Airway Pressure, com tradução livre para Pressão Contínua das Vias Aéreas é um aparelho focado para tratamento de transtorno do sono, mais especificamente o seu uso é para tratar apneia obstrutiva do sono.
Esse distúrbio é caracterizado principalmente pelo fechamento das vias aéreas superiores causado pelo relaxamento dos músculos desse local de forma que bloqueie a passagem de ar durante o sono.
O CPAP em conjunto com uma interface nasal ou pillow nasal ajuda o paciente enviando um fluxo de ar contínuo para as vias de modo que não sejam obstruídas e, assim, possa chegar oxigênio até os pulmões sem causar as pausas na respiração que são características dessa condição.
Como funciona esse aparelho?
Esse equipamento tem como função principal evitar que as vias áreas superiores se fechem assim. Conta também com um umidificador acoplado para enviar ar suficiente sem causar mais problemas e ainda mantendo as mucosas úmidas.
Seu objetivo como aparelho para tratamento de distúrbio do sono pode ser tanto automático como de pressão fixa. Ou seja, na primeira opção o equipamento se adapta a respiração do paciente podendo enviar mais fluxo de ar caso seja constatada a necessidade naquele momento durante o sono. Afinal, o CPAP faz toda uma análise do sono do paciente de modo que o fisioterapeuta possa verificar o histórico.
Já no segundo caso, o profissional configura o aparelho para que se mantenha em um único fluxo durante todo o sono.
Existem também o CPAP para alívio expiatório, nesse caso o aparelho é voltado para proporcionar um maior conforto durante o tratamento disponibilizando uma respiração mais natural para o paciente. De forma mais técnica, o CPAP reduz o fluxo positivo da pressão para que a exalação seja mais tranquila.
É importante destacar que para o uso desse equipamento é necessário passar por um exame de polissonografia atestado por um profissional e, assim, iniciar um tratamento adequado com o fisioterapeuta respiratório.
Gostou do conteúdo? A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada na distribuição de produtos e serviços de linha de home care e médico-hospitalares. Se você trabalha como fisioterapeuta ou mesmo precisa fazer um tratamento utilizando um CPAP, a nossa empresa conta com as melhores opções do mercado para você!
Se deseja conhecer mais de uma olhada em nosso catálogo e para ficar por dentro de mais assuntos como esse continue acompanhando nosso blog!
Entrar