Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
10 consequências causadas pela apneia do sono
A apneia do sono é um dos distúrbios mais comuns, atingindo cerca de 25% de homens adultos. Nas mulheres, há cerca de 9% de pacientes.
A partir de estudos sobre o assunto e o aumento dos casos nos últimos anos, a apneia passou a ser mais discutida e tratada com mais seriedade. No meio disso, alguns especialistas já consideram esse distúrbio como um problema de saúde pública no Brasil e as consequências dele, alvo de preocupação.
Neste artigo, você vai conhecer mais sobre os efeitos que a apneia do sono pode trazer para a vida de um indivíduo. Boa leitura!
O que é apneia do sono?
Caracterizada pela presença de pequenas e repetidas interrupções na respiração durante o sono, a apneia é um distúrbio que atinge principalmente os homens, mas também pode acontecer em mulheres e crianças.
Essas interrupções são causadas por um estreitamento das vias aéreas e acontecem várias vezes por minuto, parando a respiração por alguns segundos.
Quando um paciente possui essa condição, a qualidade do sono é fortemente prejudicada, resultando em noites maldormidas e cansaço diário. Por isso, a longo prazo, a apneia do sono passa a desencadear problemas de saúde que afetam a vida do paciente.
Entre as principais causas para a apneia do sono estão a obesidade, o tabagismo e o alcoolismo, a idade e também o uso de alguns medicamentos que podem favorecer essa doença. Já os sintomas incluem ronco, sonolência diurna, irritabilidade, dor de cabeça matinal, acordar ofegante e com a boca seca, problemas de memória e outros.
Quais consequências a apneia do sono pode trazer?
Além dos incômodos diários que este distúrbio do sono apresenta e da perda da qualidade do sono, existem consequências que, a longo prazo, podem ser sérias para a saúde do paciente. São elas:
1. Hipertensão
A obstrução ativa o sistema nervoso central que controla o fluxo sanguíneo, aumentando a pressão e fazendo, inclusive, com que o organismo resista aos medicamentos para tratar a pressão alta. Existem vários estudos e evidências científicas que relacionam as duas condições.
2. Alterações cerebrais
O esforço feito pelo organismo para reabrir as vias aéreas contribui para que o indivíduo tenha pequenos despertares e não atinja o sono profundo. Assim, há uma alteração nos neurotransmissores que favorecem a irritabilidade, a ansiedade e até a depressão.
3. Enfraquecimento dos dentes e ossos
O baixo nível de oxigenação faz com que os ossos se enfraqueçam, aumentando as chances de desenvolver osteoporose. Além disso, dormir de boca aberta e com a língua para fora diminui a produção de saliva e deixa o pH mais ácido, o que prejudica a dentição.
4. Problemas nos rins
A hipóxia (diminuição dos níveis de oxigênio) torna os rins de pessoas com intercorrências durante o sono mais suscetíveis a complicações, favorecendo o desenvolvimento de doenças renais.
5. Perda de audição
Os portadores de apneia do sono têm mais chances de desenvolver a surdez, seja de baixa ou alta frequência. Ainda não há confirmação quanto à causa, mas há suspeitas que ligam o ronco alto aos danos nos vasos auditivos.
6. Impotência sexual
Nos homens, que são o grupo mais atingido pela apneia do sono, há uma alteração na fabricação de testosterona, diminuição da libido e até complicações nos vasos penianos que contribuem para a ereção.
7. Pneumonia
Com as pausas na respiração, a volta acontece de forma repentina e intensa, podendo causar engasgos e facilitar a inspiração de partículas que fazem mal e vão direto para os pulmões, o que pode propiciar o desenvolvimento de pneumonia e outras infecções.
8. Açúcar no sangue
É possível que a apneia do sono cause alterações na ação da insulina, que é o hormônio responsável pelo controle da glicose no sangue. A longo prazo, isso pode causar diabetes.
9. Problemas no coração
Por causa dos esforços que o organismo faz para retomar a respiração durante as pausas, é exercida uma pressão no peito que dificulta o batimento cardíaco e pode causar insuficiência cardíaca.
10. Acidentes
Como alguns dos sintomas mais presentes naqueles que possuem apneia do sono são a dificuldade de concentração, sonolência e falta de memória, o risco de causar e sofrer acidentes domésticos ou de carro, por exemplo, é maior.
Por todos esses motivos, procurar o diagnóstico ao perceber sinais de apneia é muito importante. Com o laudo correto, é possível dar início aos tratamentos com o CPAP para ter mais qualidade de vida e evitar todos estes problemas.
Na Locmed Hospitalar, empresa que atua há 22 anos no mercado, é possível encontrar o que há de melhor em equipamentos médico-hospitalares e para fisioterapia respiratória. Trabalhamos com experiência e competência para levar o que você precisa.
Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos!
Entrar