Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Diminuir o ronco: conheça dicas diárias para contribuir com o tratamento
O ronco é a consequência de algumas situações e pode ser muito incômodo em uma noite de sono, tanto para quem está roncando como para quem está dormindo por perto.
Por esse motivo, buscar soluções para este problema é muito comum, assim como descobrir que às vezes é preciso mudar alguns hábitos e atitudes para corrigir algo que está atrapalhando o seu dia a dia.
Pensando nisso, nós separamos este material com algumas dicas que você pode colocar em prática na rotina para que seu sono e sua qualidade de vida melhorem. Boa leitura!
Quais são as principais causas do ronco?
O estreitamento das vias respiratórias superiores é o principal motivo para o ronco surgir, pois essa condição faz com que a passagem de ar seja mais difícil, fazendo uma vibração acontecer e provocar o som alto que é característico do ronco.
Até certo ponto, o ronco é considerado normal para o momento do sono. No entanto, quando este se torna muito frequente e alto, atrapalhando as pessoas que estão por perto e incomodando o próprio indivíduo que está roncando, é preciso identificar o que está por trás disso.
Existem diversos fatores que motivam o ronco, desde hábitos e vícios até combinações anatômicas e genéticas. Entre as causas e agravantes, pode-se citar:
- Desvio de septo;
- Sobrepeso;
- Envelhecimento;
- Obstruções nasais em geral;
- Pescoço curto e grosso;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Tabagismo;
- Refluxo;
- Dormir de barriga para cima.
Uma das principais causas do ronco é a apneia do sono. Pacientes com esse distúrbio apresentam ronco devido à obstrução das vias aéreas e este é um sintoma bem característico.
Como melhorar o ronco no dia a dia?
Além do uso de medicamentos e aparelhos, como o CPAP no caso da apneia, fazer o controle dos fatores de risco é uma parte muito importante do tratamento. Mudar alguns pontos na rotina contribui para ter melhores resultados e diminuir o ronco, como por exemplo:
- Parar de fumar;
- Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
- Adotar um estilo de vida mais saudável, melhorando a alimentação e praticando exercícios físicos com frequência;
- Evitar dormir em posições que favorecem o ronco, dando preferência a dormir de lado;
- Fazer refeições leves antes de dormir, sem exagerar em alimentos gordurosos e pesados.
Por mais que sejam uma solução conhecida, as tiras nasais não são eficientes contra o ronco. Afinal, elas só melhoram de forma superficial a respiração, dando mais abertura no nariz, porém não ajudando na obstrução da laringe e da faringe, que também contribuem para o ronco.
Gostou do conteúdo? A Locmed Hospitalar é uma empresa renomada que está no mercado há 22 anos trabalhando com maestria quando o assunto é equipamentos médico-hospitalares e linha home care. Contamos com fisioterapeutas respiratórios para te auxiliar quando lidamos com distúrbios do sono. Entre em contato para conhecer mais sobre.
Para mais informações do tema, continue acompanhando o nosso blog!
Entrar