Distúrbios do sono: como um profissional pode atuar?

A identificação e o tratamento dos distúrbios do sono como apneia podem ser feitos por um fisioterapeuta. Devido ao seu conhecimento de anatomia, fisiologia e fisiopatologia e com o devido treinamento na área, é o profissional mais indicado para esse tipo de caso. 

Mas o que faz um fisioterapeuta respiratório no diagnóstico e no tratamento desses distúrbios? Continue a leitura para saber mais!

Medicina do sono

Para trabalhar com os distúrbios respiratórios do sono (DRS), o profissional precisa se especializar na área conhecida como “medicina do sono”, que vem crescendo cada vez mais no mercado. 

Essa área consiste no estudo das funções e dos distúrbios do sono, buscando encontrar os melhores tratamentos para cada um deles. É uma especialidade procurada em casos de roncos excessivos, dor de cabeça ou no maxilar ao acordar, cansaço por noites mal dormidas e outros problemas relacionados. 

As principais áreas de atuação para um fisioterapeuta respiratório nesse ramo são as clínicas e laboratórios do sono para realização de exames como polissonografia e muitos outros. Mas além dos exames, esse profissional atua principalmente no acompanhamento dos pacientes que fazem o uso da pressão positiva para tratamento dos distúrbios. 

Atuação no diagnóstico

Quando o fisioterapeuta decide se especializar na área do sono e possui habilitação para tal, pode ser responsável pela execução da polissonografia, o principal exame para descoberta da apneia do sono.

Durante a polissonografia, sensores e eletrodos são conectados ao paciente e avaliam fatores como atividade cerebral, batimentos cardíacos e oxigenação do sangue durante o sono. É um exame fundamental para identificação do tipo de apneia. 

O laudo desse exame serve para estudo do especialista, que vai, a partir dele, determinar qual o melhor tratamento para o caso. 

Atuação no tratamento 

O fisioterapeuta respiratório é, hoje, o profissional mais indicado para auxílio do paciente na adaptação do uso dos aparelhos para tratamento dos distúrbios do sono, principalmente da apneia. Além da adaptação, ele também é responsável pelo acompanhamento e pela condução de todo o procedimento do uso do CPAP, garantindo a adesão do paciente e a eficiência do tratamento. 

O conhecimento fisiológico e fisiopatológico do sistema respiratório é fundamental para atuação desse especialista. A leitura correta do laudo da polissonografia designa o nível, a pressão, o tipo de aparelho e tudo o que o paciente precisa para ter um tratamento adequado e eficaz, que vai proporcionar mais qualidade de vida e boas noites de sono. 

A avaliação do fisioterapeuta deve incluir histórico do paciente, sintomas dos DRS, hábitos e estilo de vida, características anatômicas e até a posição em que o mesmo dorme. Com todos os dados necessários, é possível começar a adaptação do paciente ao dispositivo e interface determinados. 

Na Locmed Hospitalar, pode-se encontrar os melhores equipamentos médico-hospitalares e para terapia respiratória. Nossa empresa está há 21 anos distribuindo e fornecendo o que há de melhor no mercado. 

Acompanhe todos os posts do nosso blog para ter mais informações!