Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
DPOC: conheça mais sobre essa doença
Ao longo dos anos as doenças pulmonares se tornaram ainda mais frequentes e com seu desenvolvimento acabaram gerando maiores complicações a todos. No cenário atual, ter uma qualidade respiratória em meios metropolitanos se tornou um desafio e tanto. Por conta disso, nos últimos anos aumentaram as alergias e doenças que afetam essa região.
Com a pandemia da Covid-19 atestando tal quadro, se tornou uma prioridade alertar a população quanto às mudanças de comportamento. Fora a crescente dependência ao tabagismo que contribui para que compostos nocivos cheguem até os pulmões. Desse modo, separamos para o artigo de hoje mais sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Aproveite a leitura até o fim!
O que é DPOC?
Como já citado anteriormente, a DPOC é uma sigla para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Esta integra as comorbidades que afetam a região do pulmão sendo algo comum que atinge pessoas com faixa etária acima dos 40 anos. Esta enfermidade atinge principalmente indivíduos que têm uma vida tabagista. Ou seja, há uma obstrução das vias aéreas por conta de compostos nocivos como a fumaça do cigarro.
De forma mais simplificada, a DPOC é uma mistura entre bronquite e enfisema pulmonar que tem como maior problemática a nicotina e o tabaco. Fora isso, há também fatores de risco como histórico familiar que pode desencadear tal condição.
Quais são os sintomas?
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica em geral tem como sintomas: tosse intensa, falta de ar e cansaço em excesso. Além disso, o indivíduo ainda lida com secreções em grandes quantidades e pigarro na região da garganta. Situações simples como tomar um banho pode ser extremamente cansativo para pessoas que sofrem com essas problemáticas.
O diagnóstico deve ser realizado por um profissional adequado que entenda do assunto e possa promover o melhor tratamento para cada caso. Mas em geral, há também respiração ofegante, dor no peito e até mesmo chiado. Caso identifique tais situações procure um médico especializado para te ajudar.
Tratamento para DPOC
O método mais comum para tratamento de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é procurar um profissional no começo dos sintomas. Caso já tenha predisposição para tal doença é indicado que os cuidados sejam iniciados o quanto antes. O tratamento de forma precoce garante uma diminuição dos sintomas para proporcionar assim uma melhor qualidade de vida.
Para ter um diagnóstico preciso quanto a esta comorbidade, é necessário realizar um exame de raio-x no tórax do paciente, tomografia e testes pulmonares. Após sua identificação, o médico responsável irá criar uma estratégia viável para contribuir com a sua situação.
Prevenir quadros de infecção garante com que o indivíduo não tenha uma piora em seu caso. Desse modo, é recomendada a vacina anual contra a influenza e antipneumocócica. Fora isso, é necessário que o paciente tenha uma rotina ativa com exercícios que melhorem sua condição física e, principalmente, expanda sua capacidade pulmonar.
Em casos mais graves é necessário o uso de concentradores de oxigênio ou mesmo cilindros com o gás puro. Assim como, para melhorar a respiração da pessoa pode ser recomendado o uso de medicamentos broncodilatadores. É imprescindível que se o paciente tiver o hábito do tabagismo, este deve ser interrompido imediatamente.
Se gostou desta postagem, continue acompanhando o nosso blog para conhecer mais do assunto!
A Locmed Hospitalar é uma renomada empresa que atua há 22 anos com venda e locação de equipamentos médico hospitalares e ainda disponibiliza fisioterapeutas respiratórios para auxiliar em seu tratamento. Oferecemos produtos qualificados para te ajudar, conheça mais do que podemos disponibilizar para você!
Entrar