Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Educadores físicos: como aplicar de forma correta os exercícios de respiração
A respiração tem um grande impacto na nossa saúde, sendo assim, se torna imprescindível que se tenha um cuidado maior com o seu sistema respiratório promovendo inúmeras mudanças na sua rotina para que tenha uma melhor condição física e, principalmente, fortaleça os órgãos respiratórios.
Conheça no artigo de hoje exercícios de respiração para ter uma vida mais saudável e, assim, conseguir controlar a ansiedade e estresse. Acompanhe abaixo mais sobre o assunto e aproveite para fazer esses exercícios na sua residência.
Boa leitura!
Conheça alguns exercícios para melhorar a respiração
Ter uma reeducação respiratória é necessário para uma melhor qualidade de vida, um fisioterapeuta respiratório é a pessoa certa para te ajudar. Sendo assim, conheça abaixo algumas dicas:
Respiração abdomino-respiratória
Iniciamos com um exercício voltado para o abdômen, pode ser praticado tanto sentado quanto deitado o importante é se atentar a respiração. Esse exercício nada mais é do que a respirar utilizando da parede abdominal como base, reduzindo o movimento do tórax. Primeiramente, comece colocando uma das mãos acima do abdômen logo abaixo da caixa torácica e outra pressionando o peito.
Com isso inicie uma inspiração lenta de forma que eleve a mão acima do umbigo, evitando sempre levantar a mão localizada entre os mamilos. Logo em seguida expire pela boca descendo apenas a mão que está sobre o peito. Isso feito com frequência acaba melhorando a respiração e trazendo uma reeducação e reforçando o local.
Exercício de drenagem postural
Com o corpo inclinado, a cabeça deve estar mais baixa que o restante do corpo, as secreções existentes nas vias aéreas superiores saíram com maior facilidade proporcionando uma drenagem e limpeza do organismo por meio da tosse. Essa prática pode ser feita de 3 a 4 vezes por dia.
Sustentação de ar
Nesse exercício é preciso se imaginar em um elevador, ou seja, inspire um tanto de ar e segure por um momento, depois continue esse processo adicionando mais uma quantidade de ar sem soltar até chegar ao limite, por fim solte tudo de uma vez. Isso cria uma certa resistência e ajuda com a respiração.
Exercício com o auxílio de um canudinho
Como o próprio nome sugere, esse exercício precisa de alguns itens para ser realizado como um canudinho e um copo com água. Inspire profundamente segurando por um segundo e já assopre o canudinho dentro da água lentamente criando bolhas. Repita esse procedimento por 10 vezes, importante ressaltar que esse tipo de processo deve ser realizado sentado ou em pé.
Quais são os benefícios de se fazer exercícios respiratórios?
A fisioterapia respiratória tem os seus inúmeros benefícios à saúde e é necessário que se dê o devido crédito aos profissionais que atuam nessa área para proporcionar uma melhora na sua qualidade de vida. Sendo assim, acompanhe abaixo as vantagens que os exercícios respiratórios podem trazer:
- Reduz o estresse e ansiedade;
- Aumenta a resistência e a força muscular;
- Melhora a digestão;
- Contribui no controle da falta de ar;
- Pressão arterial melhorada.
Esses exercícios citados acima fazem parte da fisioterapia respiratória e podem ajudar com as sequelas da Covid-19. Afinal, muitas pessoas nesse período de pandemia ainda continuam com os pulmões fragilizados.
A Locmed Hospitalar é uma distribuidora de equipamentos médico-hospitalares e da linha de home care para melhor atender com produtos e serviços. Estamos atuando no mercado há 21 anos com foco em proporcionar uma maior qualidade de vida aos pacientes que sofrem com problemas respiratórios.
Se deseja conhecer mais sobre, continue acompanhando o nosso blog!
Entrar