Entenda o papel do fisioterapeuta trabalhando com oxigenoterapia

A fisioterapia respiratória é uma área que está em constante crescimento, ainda mais com os últimos anos em que houve um aumento exponencial nos casos de doenças pulmonares. E com elas uma alta demanda de profissionais competentes para suprir as necessidades dos pacientes que procuram por uma melhora na qualidade de vida. 

Pensando nisso, conheça no artigo de hoje como um profissional da área atua trabalhando com oxigenoterapia e como isso contribui para sua qualidade de vida. 

Boa leitura! 

O que é fisioterapia respiratória? 

De forma sucinta, a fisioterapia respiratória nada mais é do que inúmeras técnicas voltadas exclusivamente para uma melhora na capacidade pulmonar do paciente sendo tanto curativas como preventivas. Esse conjunto de técnicas tem como objetivo diminuir a secreção das vias aéreas, aumentar a oxigenação do sangue, diminuir o esforço respiratório e entre outras melhorias. 

Essas técnicas são feitas com trabalho manual ou mesmo utilizando de equipamentos que promovam um desafio voltado para a respiração. Como resultado, os pacientes têm uma melhora substancial. Esse tipo de tratamento é para pessoas que possuem diagnóstico de asma brônquica, fibrose cística, pneumonias e até mesmo enfisema pulmonar. Após este tratamento, pacientes que sofrem com doenças respiratórias adquirem uma maior qualidade de vida. 

Conheça o papel do fisioterapeuta em oxigenoterapia

Um fisioterapeuta respiratório é formado na área para promover uma melhora significativa na vida dos pacientes. Neste caso, a oxigenoterapia pode ser aplicada tanto de forma hospitalar como domiciliar. O fisioterapeuta recebe os laudos dos médicos responsáveis com toda a prescrição necessária e inicia o tratamento com oxigênio puro. 

Este tratamento contribui com os órgãos e tecidos do paciente, já que a  baixa oxigenação compromete de forma negativa todo o corpo. Além de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao indivíduo. Este tratamento é recomendado a pessoas que sofrem com alguma doença pulmonar crônica ou mesmo que parte do pulmão esteja comprometida por conta de um incidente. 

O profissional da área aplicará a quantidade indicada pelo médico por um período específico. Além de estar sempre avaliando o estado do paciente em busca de melhoras. Entretanto, há casos em que o indivíduo precisa se manter o resto da vida utilizando tal terapia e, com isso, o fisioterapeuta respiratório se mantém acompanhando o progresso aumentando os níveis de gás oxigênio caso necessário. E o tratamento em si é passado para um âmbito domiciliar para um melhor conforto e praticidade ao paciente. 

O que achou? Se busca por uma empresa especializada em venda e locação de equipamentos médico–hospitalares e da linha home care, encontrou o lugar certo. A Locmed Hospitalar trabalha há 22 anos com foco em proporcionar o melhor ao cliente. Dispomos de fisioterapeutas respiratórios preparados para te ajudar. 

Para ter mais conhecimento sobre esses assuntos, continue acompanhando nosso blog!