Fisioterapia Respiratória: como técnicas podem ajudar na prevenção de doenças

O objetivo da fisioterapia respiratória é melhorar a distribuição de oxigênio para o organismo, desobstruindo as vias aéreas e aumentando a capacidade dos pulmões por meio de exercícios de respiração. Essas técnicas podem ser aplicadas tanto em uma clínica/hospital como de forma residencial com um fisioterapeuta da área. 

A fisioterapia respiratória é uma especialidade muito conhecida no tratamento de doenças do sistema respiratório, mas o que nem todo mundo sabe é que ela também pode ajudar a prevenir essas doenças, como tuberculose, asma, bronquite etc. 

Neste artigo, separamos um material para você saber mais sobre como essa prevenção pode acontecer. Boa leitura!

Quais são os principais benefícios da fisioterapia respiratória?

As técnicas utilizadas na fisioterapia respiratória trazem diversas melhorias para a qualidade de vida de um paciente. Os exercícios proporcionam ampliação da capacidade pulmonar, que fornece melhor oxigenação dos tecidos e reduzem os cansaços físicos e mentais causados pela deficiência respiratória. 

Além disso, a técnica é eficiente no combate à dificuldade de respirar, na redução do tempo de internação e na desobstrução das vias aéreas, facilita a troca gasosa e o fornecimento de oxigênio para todo o corpo. 

Tudo isso é alcançado através de exercícios de drenagem postural, facilitação da tosse, manobras de pressão manual torácica, vibrocompressão, entre outros. 

Pacientes em recuperação de cirurgias torácicas e pulmonares e com doenças como pneumonia, DPOC, bronquiolite, bronquite crônica, alguns tipos de câncer e enfisema pulmonar são indicados para o tratamento de fisioterapia respiratória. No entanto, também é uma estratégia que, por todos os benefícios citados anteriormente, é eficiente na prevenção de doenças pulmonares. 

Atuação na prevenção de doenças

A ampliação da capacidade respiratória e fortalecimento da musculatura são dois fortes aliados no combate e na prevenção de doenças respiratórias. Elas permitem uma respiração mais limpa e fácil, impedindo tipos de inflamação e problemas que respirar de forma inadequada pode trazer, e reduzindo as reações e impactos. 

Tanto em crianças como adultos, a fisioterapia respiratória pode ser muito benéfica para prevenir o surgimento de doenças. Na pediatria, por exemplo, a liberação de secreção que a fisioterapia respiratória traz ajuda a criança a respirar melhor, aliviando o cansaço e a tosse e permitindo uma noite de sono melhor, assim como a alimentação. 

Aplicando as técnicas no início de alguns sintomas, a abertura das vias aéreas impede a evolução das doenças e elimina a necessidade de entrar com tratamentos medicamentosos. 

A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada na distribuição de equipamentos médico-hospitalares e para terapia respiratória há 21 anos. Trabalhamos para oferecer o que há de melhor no mercado para proporcionar maior bem-estar no tratamento e na vida de quem precisa. 

Para ter mais informações, continue acompanhando o blog da Locmed!