Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Fisioterapia respiratória: conheça mais sobre essa área
Não damos a devida importância para o esforço respiratório até que ele nos falta, não é mesmo? A Organização Mundial da Saúde (OMS), em uma reunião em Genebra deste ano, destacou que o ar que respiramos excede os limites de poluentes, podendo assim, ser prejudicial à saúde de toda a população.
Desse modo, o trabalho do fisioterapeuta é fundamental para que todo o esforço respiratório traga bons resultados. Esse trabalho pode ser voltado para uma ação preventiva de uma melhora respiratória para sua vida. Seja com exercícios para uma melhor qualidade de vida ou mesmo para um treinamento da academia. No entanto, está não é sua única funcionalidade.
Pensando nisso, separamos um material inteiramente voltado para que conheça mais sobre a fisioterapia respiratória e como o seu trabalho é fundamental para uma melhora no quadro de inúmeras doenças. Acompanhe abaixo para não perder nada!
O que é fisioterapia respiratória?
A fisioterapia respiratória trabalha com técnicas voltadas para a melhora na respiração do ser humano. Tudo isso é realizado por meio de exercícios respiratórios que tem como foco o fortalecimento muscular e a melhora postural do paciente. A especialidade promove uma melhora da oxigenação do sangue e ainda uma reeducação da função respiratória.
Caso tenha sequelas de doenças respiratórias como pneumonia, insuficiência respiratória ou mesmo bronquiolite em crianças um fisioterapeuta respiratório pode ajudá-lo. O foco é manter os pulmões e as vias aéreas bem ventiladas e diminuir os riscos de secreção nessas regiões.
Fora esse ponto, o fisioterapeuta trabalha na parte do exame do sono, sendo algo altamente necessário para uma melhora substancial no quadro do paciente. Já que, é necessário que um profissional dessa área cuide do tratamento nesses casos. Afinal, esse profissional trabalha na parte da adaptação do paciente que sofre com transtorno do sono, como é o caso da apneia obstrutiva do sono. Ou seja, o tratamento com o CPAP e máscara nasal é feito com esse profissional.
Quais são os benefícios da fisioterapia respiratória?
Mesmo com todo o sofrimento da pandemia, esse período nos trouxe um conhecimento maior sobre a importância da fisioterapia respiratória. Sendo assim, conheça agora alguns benefícios desse trabalho que pode contribuir com o bem-estar do paciente.
- Acelera o processo de recuperação do sistema respiratório;
- Fortalecimento muscular;
- Desobstrução das vias áreas;
- Maior resistência respiratória;
- Aumenta a oxigenação sanguínea.
Fora isso, outro ponto altamente relevante quando tratamos sobre esse assunto é justamente diferenciar médico e fisioterapeuta, já que o segundo caso trata das sequelas das doenças que foram diagnosticadas pelo médico.
Existe uma grande problemática em questão do que cada profissional é responsável nesse setor. Sendo assim, o fisioterapeuta respiratório é aquele que promove uma melhor qualidade de vida para os pacientes após passarem por uma situação que comprometeu o seu sistema respiratório.
A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada no ramo de equipamentos médico-hospitalares e da linha de home care. Somos uma distribuidora que está há 21 anos no mercado trabalhando com o melhor para os entregar os melhores produtos e serviços ao cliente que busca por soluções em terapia respiratória.
Se deseja conhecer mais continue sempre acompanhando o nosso blog!
Entrar