Fisioterapia respiratória pediátrica: o que é e como realizá-la?

Ter uma melhor qualidade de vida é fundamental para todo ser humano, ainda mais quando focamos na respiração, algo necessário para nossa sobrevivência e que pode ser muito bem trabalhada com exercícios certos. 

Principalmente quando falamos das crianças, para ter uma boa formação e crescimento saudável é necessário que se procure um profissional voltado para fisioterapia respiratória pediátrica para contribuir com uma melhor expansão pulmonar. Pensando nisso, separamos um material para que conheça mais sobre fisioterapia respiratória. 

Aproveite a leitura! 

O que é fisioterapia respiratória pediátrica? 

Antes de mais nada é importante destacar o que significa fisioterapia respiratória, esta nada mais é do que uma patologia clínica voltada para técnicas e exercícios que contribuam com fortalecimento da musculatura do indivíduo. Isto para que a capacidade pulmonar do paciente seja ampliada e, assim, melhore a qualidade de vida de forma exponenciada. 

No entanto, quando falamos sobre fisioterapia respiratória pediátrica são atividades e movimentos voltados para um melhor condicionamento físico das crianças. Essa prática acaba por beneficiar e muito o paciente que passa por esse processo, afinal melhora o condicionamento físico em uma fase fundamental dos pequenos.

Quais são os principais objetivos? 

A fisioterapia respiratória pediátrica tem sua grande importância para contribuir com a saúde dos pequenos. Afinal, é nesta fase de crescimento que o nosso corpo evolui, além disso, ter um sistema imunológico forte é o melhor para que o corpo se desenvolva de forma mais saudável.

Sendo assim, separamos uma lista dos principais benefícios que uma fisioterapia respiratória pode oferecer para as crianças. Confira: 

  • Contribui com uma melhora na oxigenação;
  • Previne complicações de internação;
  • Fortalece a musculatura;
  • Aumenta a expansão pulmonar da criança;
  • Contribui no aumento da mobilidade torácica;
  • Elimina secreções. 

Um dos pontos de destaque é justamente que as vias respiratórias dos pequenos, principalmente os bebês, são menores e isso dificulta a oxigenação. Sendo assim, é extremamente importante que se faça fisioterapia respiratória. Além de que com a poluição e o clima, as crianças acabam sendo mais suscetíveis a infecções. 

Como é feita? 

A fisioterapia respiratória como já dito anteriormente são uma série de manobras ou exercícios que proporcionam uma melhora na capacidade pulmonar do indivíduo. Todas as técnicas são aplicadas para determinada faixa etária, isso proporciona uma melhora específica proposta pelo profissional. 

Tudo depende da idade da criança, com isso, quando iniciamos uma fisioterapia respiratória para bebês ou mesmo recém-nascidos, todas as práticas devem ser realizadas de modo muito leve e delicado já que eles são muito frágeis.  

Existem exercícios específicos como higiene brônquica, drenagem postural, expiração lenta e longa. Assim como, também manobras voltadas para tosse assistida e, ainda exercícios que usam utensílios de apoio como incentivadores respiratórios. Vamos exemplificar com dois tipos citados, confira abaixo: 

Drenagem Postural: como o nome sugere são feitas manobras posturais para guiar as secreções pelos brônquios. Isso para que a gravidade ajude no processo de retirada dos fluídos até as vias aéreas. 

Higiene Brônquica Percussão: no caso desta técnica o fisioterapeuta utiliza as mãos em concha para percutir a região dos pulmões. Isso serve para mobilizar a secreção pulmonar. 

No caso dos bebês, a higiene brônquica deve ser realizada de forma leve e é importante não deixar a cabeça dos indivíduos para baixo quando for realizar os procedimentos. 

Além dessas, existem práticas mais simples como utilizar balões e folhas de papel, criar brincadeiras e competições estimulam as crianças proporcionando uma melhora significativa para as crianças.

Gostou? A Locmed Hospitalar é uma empresa renomada no mercado trabalhando diretamente com venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e da linha de home care. Contamos com fisioterapeutas respiratórios em nosso quadro de funcionários, estes prontos para te ajudar com dúvidas sobre os produtos ou mesmo referentes aos tratamentos de terapia respiratória. 

Para conhecer mais sobre o tema, continue acompanhando o nosso blog!