Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Fluxômetro: qual sua funcionalidade e importância
Em um hospital acaba se tornando normal que nos quartos tenham uma certa quantidade de utensílios para auxiliar os médicos. Na maioria dos leitos contamos com uma régua de gases medicinais, está que tem grande importância para os tratamentos diários dos pacientes, nela podemos encontrar o fluxômetro.
Pensando nisso, separamos para o artigo de hoje o que precisa saber sobre as funcionalidades dos fluxômetros seja de oxigênio ou mesmo para ar comprimido.
Vamos lá?!
Afinal, o que é um fluxômetro?
O fluxômetro é um objeto que ajuda a regular o gás para cada paciente específico, ou seja, um medidor de vazão. Este é formado por um tubo feito com uma escala numérica e uma esfera reguladora para que o profissional abra a válvula de acordo com o tanto de gás que o paciente precisar.
É um equipamento muito usado em cirurgias ou outros procedimentos clínicos controlando a vazão de diversos gases. Entre eles temos os mais conhecidos como o oxigênio e o ar comprimido.
Geralmente, essa peça é de grande ajuda para pacientes que sofrem com doenças pulmonares, assim como, para quem precisa passar por algum procedimento que requer a utilização de um fluxo contínuo de oxigênio ou de ar comprimido para a ventilação mecânica.
A medida que é aberta a válvula, a esfera flutua e o gás é liberado, quanto mais alto ela sobe mais gás é liberado. A quantidade precisa é fundamental para auxiliar no tratamento do paciente. Suas funções podem ser aplicadas para diversos tratamentos como de anestesia e oxigenoterapia.
Cuidados com o fluxômetro de oxigênio
O fluxômetro é essencial em qualquer centro hospitalar, estando presente nas réguas de gás medicinal acima dos leitos. Sendo assim, existem cuidados para que não tenha qualquer complicação envolvendo os gases.
De forma sucinta, se não possui conhecimento para operar um fluxômetro, peça a um técnico especializado. Se por acaso não for um profissional a fazer a modificação, o paciente pode sofrer graves consequências.
Existem alguns pontos que devem ser seguidos quando esse tipo de peça acaba apresentando defeito. Se tiver algum vazamento, suspenda o uso, isso para que todos possam estar seguros. Afinal, não é permitido deixar a passagem de gás aberta em um hospital. Após isso siga alguns procedimentos:
- Feche o conector de saída, procure abrir o volante e feche tudo ao final;
- Limpe o local com água e sabão;
- Averigue se há formação de bolhas;
- Verifique se o gás usado é o mesmo que está indicado;
- Não use qualquer material inflamável no local;
- Suspenda o uso e troque de forma imediata.
O fluxômetro deve estar em um local limpo e protegido da luz do sol e qualquer tipo de vapor químico. Agora que já conhece mais sobre esse produto não deixe de ter em sua clínica.
A Locmed é uma empresa especializada em produtos médico-hospitalares de alta qualidade. Fornecendo uma grande variedade para profissionais e pacientes. O melhor do mercado você encontra aqui!
Para conhecer mais do que temos a disponibilizar continue acompanhando o blog.
Entrar