Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Hipercapnia: como o profissional pode atuar
Doenças respiratórias tiveram um crescimento exponencial nos últimos anos, com o clima ainda mais afetado e a alta da poluição. A sociedade tem enfrentado inúmeras complicações de saúde, confirmamos isso com a pandemia do coronavírus de 2020 que ainda causa efeitos significativos em nossa população.
Com isso em mente, conheça abaixo sobre a hipercapnia e como um profissional pode efetuar um tratamento para essa condição, assim como, detalhes de como identificar esse tipo de doença respiratória. Acompanhe até o final para não perder nenhuma informação.
Tenha uma boa leitura!
O que é hipercapnia?
Antes de entender do que se trata essa doença é preciso conhecer o que é capnia, está é a dosagem de dióxido de carbono no sangue. Sendo assim, a hipercapnia nada mais é do que o aumento desse dióxido de carbono, como o próprio nome sugere. De modo geral, quando uma pessoa respira ela inala oxigênio e exala CO2, no entanto, ainda é mantido um certo nível desse segundo gás dentro do nosso organismo, quando há um aumento excessivo é preciso tratar.
Quais são os sintomas?
Sendo algo envolvendo a mudança de gases é preciso estar atento aos sinais deixados pelo corpo que caracterizam que a pessoa está com hipercapnia. Sua causa principal é a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), no entanto, pode ser adquirida em outras formas como por hipoventilação. Com isso, os sintomas são dores de cabeça, dificuldade de raciocínio ou pensar no geral, sonolência e entre outros.
Essa doença acaba se tornando perigosa, pois as pessoas que as têm em geral não identificam que estão de fato com hipercapnia , sendo assim assintomáticos. Além disso, em casos graves pode apresentar ter insuficiência respiratória, assim como, pele avermelhada, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Caso tenha algum desses sintomas é preciso procurar um médico especializado para cuidar do seu quadro.
Saiba como um profissional trata a hipercapnia
Com o entendimento dessa doença é preciso conhecer como um profissional da saúde pode atuar. Com isso, para que seja feito o diagnóstico de hipercapnia é necessário fazer uma gasometria arterial, isso serve para fazer a medição da pressão parcial do gás carbônico no organismo.
De modo simplificado, os níveis de dióxido de carbono variam de 35 a 45 mmHg, caso seja menor que isso a pessoa está com hipocapnia, se estiver maior, está com hipercapnia.
Dessa forma, o profissional precisa iniciar os trabalhos com uma intubação orotraqueal caso a doença apresenta os sintomas graves. No entanto, pode ser feito o uso de uma máscara nasal ou no caso um cateter para proporcionar a oxigenação necessária, assim como fazer o monitoramento com um oxímetro. Pode ser feita a indicação de medicamentos como corticoides ou mesmo o uso de antibióticos, tudo será de acordo com o quadro do paciente.
E aí, gostou? A Locmed Hospitalar é uma empresa voltada para o ramo de locação e venda de produtos médico-hospitalares e da linha de home care. Atuamos no mercado há 21 anos para entregar o melhor a todos os clientes, seja paciente ou mesmo profissional. O seu tratamento pode ser realizado com nossos equipamentos de alta qualidade.
Para ter mais informações sobre o assunto continue acompanhando nosso blog!
Entrar