Idade avançada e sedentarismo podem gerar apneia do sono?

Uma das problemáticas do século seria o alto desenvolvimento da apneia do sono na sociedade atual. Ao longo dos anos foram feitos investimentos e estudos na área do sono, para que se pudesse desvendar os seus mistérios e, principalmente, contribuir para que os pacientes que sofrem com distúrbios do sono tenham uma melhor qualidade de vida.

Com isso, pessoas acima dos 50 anos possuem uma grande tendência ao aparecimento de doenças em geral, incluindo distúrbios do sono que são prejudiciais à saúde. O sedentarismo também é um fator agravante nesses casos.

Desse modo, separamos no post de hoje informações voltadas para que conheça mais sobre a apneia do sono e como certos fatores como idade e condição física podem contribuir para o seu surgimento. 

Aproveite a leitura! 

O que é Apneia do sono?

A Apneia Obstrutiva do sono é uma síndrome que afeta diversas pessoas ao longo do mundo, não se restringindo apenas a idade como muitos podem acreditar. Afinal, maus hábitos fazem com que casos de distúrbio do sono sejam encontrados em pessoas de 20 a 35 anos. 

Esse distúrbio é identificado principalmente quando existem pausas na respiração das pessoas durante o sono. Em geral, temos uma obstrução das vias aéreas superiores causada pelo relaxamento dos músculos em determinados locais como a garganta causando um bloqueio no fluxo de ar. 

No caso de pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) mais elevado, o acúmulo de tecido adiposo nessas regiões pode contribuir para o surgimento da apneia do sono. 

Como o sedentarismo pode contribuir? 

O estilo de vida das pessoas pode influenciar muito em como o seu corpo irá se comportar ao longo do tempo. Ou seja, no caso da apneia obstrutiva do sono, um estudo realizado pela Harvard Medical School em 2021 apontou que pessoas que ficam sentadas por mais de 4 horas na frente da televisão têm chances de desenvolver apneia obstrutiva do sono em até 78%. 

Sendo assim, pessoas sedentárias têm uma maior tendência a adquirirem apneia do sono, afinal, o sedentarismo pode gerar obesidade e, assim, proporcionar um acúmulo do tecido adiposo.  

Tenha uma melhor qualidade de vida!

Criar o hábito de se exercitar todos os dias por alguns minutos pode ter um efeito substancial no seu corpo ao final do mês. É incentivado pelos profissionais da saúde que se façam exercícios físicos para reduzir os efeitos da apneia do sono.

Basta utilizar parte do seu tempo livre para a realização de atividades que proponham uma melhor qualidade de vida. Não importa a sua idade, procure meios de ter uma vida mais saudável tanto na parte alimentícia como com atividades físicas. O seu bem-estar deve ser uma prioridade!   

A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada na distribuição de produtos médico-hospitalares e da linha de home care. Estamos atuando na área há 21 anos com foco em proporcionar uma melhor qualidade de vida aos pacientes que sofrem com distúrbios do sono, como com as nossas interfaces (máscara) e CPAP para contribuir com o seu tratamento. 

Para conhecer mais continue acompanhando o blog da Locmed!