Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Insônia: o que é e quais as principais causas
Um dos grandes males que acomete a população nos dias atuais é justamente os distúrbios do sono, e hoje já foram identificados mais de 80. Ao longo dos anos os estudos na área do sono foram se aperfeiçoando, assim como, os métodos de tratamento.
A importância de ter um período de descanso voltado para o sono é algo necessário para todo ser humano, e como a insônia, esses transtornos acabam afetando a qualidade de vida das pessoas. Desse modo, conheça mais sobre essa doença e quais as suas principais causas.
Boa leitura!
O que é insônia?
A insônia, como já dito, é conhecido como um distúrbio do sono que causa problemas na hora de dormir. Um sono reparador pode variar de uma pessoa para outra, no entanto, estudos revelam que o melhor para um adulto saudável é dormir de sete a nove horas.
Existem três tipos de insônia sendo elas a intermitente, aquela que acontece de forma esporádica. Depois temos transiente, esta que pode se repetir algumas vezes em um período de três semanas. A última é a mais séria, conhecida como insônia crônica, esta ultrapassa o período da anterior se tornando algo grave.
Sintomas recorrentes
Quando falamos sobre insônia, existem inúmeros sintomas que podem indicar que você está sofrendo com esse distúrbio. As noites mal dormidas podem afetar a sua saúde como problemas relacionados ao coração, entre outros. Os sintomas nesses casos mais recorrentes são a dificuldade de concentração, falha na memória, acordar muito antes do esperado, cansaço extremo e irritabilidade.
Quais as causas para esse distúrbio?
O cansaço e o mau humor são características marcantes em pessoas com insônia, e isso acaba prejudicando toda a rotina diária. Separamos a lista de alguns pontos que podem dificultar o seu sono, acompanhe a seguir:
- Ansiedade;
- Estresse;
- Medicamentos;
- Bebidas com cafeína;
- Aparelhos eletrônicos (celulares e computadores);
- Dores em excesso.
Esses pontos citados acima são fatores que podem influenciar na sua condição, com isso, evitar o uso de equipamentos tecnológicos e o consumo de cafeína e entre outras dicas úteis para ter uma noite de sono melhor. Confira mais sobre abaixo!
Recomendações sobre a insônia
Para que possa controlar essa situação existem alguns fatores que pode adotar para sua rotina que proporcionem uma melhor noite de sono. Agora confira algumas recomendações para dormir melhor e diminuir a incidência da insônia.
Um dos fatores que podem contribuir com a sua melhora na qualidade de sono é justamente regular um horário para dormir. Assim como, evitar bebidas alcoólicas e alimentos pesados pouco antes de descansar.
Outro fator que pode estar prejudicando o seu sono é a sua medicação, converse com o seu médico para avaliar se os efeitos deste medicamento não estão afetando outras partes do seu corpo. Fora isso, realizar atividade física é um dos pontos necessários para qualquer pessoa que deseja melhorar sua saúde, sendo assim, procure realizar exercícios de manhã ou até mesmo à tarde.
É importante destacar que insônias que persistem por mais de duas semanas podem se tornar um problema crônico e, com isso, é necessário buscar ajuda profissional. O tratamento nesse caso é utilizar a terapia cognitivo-comportamental em conjunto com medicamentos, isso claro passado por um profissional.
Gostou? A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada na venda e locação de inúmeros equipamentos médico-hospitalares para que o consumidor tenha a melhor qualidade a sua disposição. Um sono mais tranquilo e cheio de descanso é o que nos move há 21 anos no mercado, proporcionando o melhor ao cliente seja paciente ou mesmo profissional da área da saúde.
Continue acompanhando nosso blog para conhecer mais sobre o assunto!
Entrar