Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Intubação orotraqueal: o que é e como é realizada
Com a pandemia da covid-19, o mundo enfrentou uma situação precária com os inúmeros casos registrados. O colapso nos hospitais foi um fator inevitável com a necessidade de intubação orotraqueal, vários pacientes estavam precisando de um auxílio na parte respiratória. Afinal, essa doença afetava diretamente a capacidade de respiração espontânea do ser humano.
Essa intubação é um procedimento há muito tempo utilizado por profissionais da área da saúde e no artigo de hoje você irá conhecer e entender mais sobre como é realizada.
Aproveite a leitura!
O que é intubação orotraqueal?
A intubação orotraqueal, também conhecida apenas por intubação, é um processo realizado em ambiente hospitalar por um profissional habilitado. Este é um procedimento que insere um tubo pela boca que vai até a traqueia do paciente. Assim mantendo a via aberta para que chegue ar até os pulmões. O tubo em si é ligado em um respirador ou ventilador mecânico que faz a função muscular de captação de ar.
Isso acontece em geral quando o médico precisa ter controle da respiração do paciente, ou seja, em casos graves que o indivíduo não consegue manter a saturação alta já que os órgãos respiratórios não conseguem realizar o esforço necessário para que a respiração espontânea aconteça.
No entanto, existem casos em que o paciente irá passar por alguma cirurgia e, com isso, a intubação é necessária já que o indivíduo estará inconsciente. Sendo assim, esse procedimento é indicado também para as seguintes situações: parada cardiorrespiratória e a obstrução das vias aéreas.
Como é realizado esse procedimento?
No início do procedimento, o paciente precisa passar por uma analgesia, isso para que todo o processo seja indolor, mantendo o indivíduo inconsciente e sem reflexos musculares que possam interferir no tratamento. Após isso, a pessoa precisa ficar deitada de modo que a glote se mantenha aberta, ou seja, com a barriga para cima.
O processo deve ser realizado por duas pessoas, ambas são fundamentais para o sucesso da intubação orotraqueal. A primeira mantém o pescoço de forma reta e segura, isso mantém a coluna vertebral alinhada e as vias aéreas, esse tratamento evita lesões mais graves futuramente. Já a segunda será responsável pela intubação de fato.
Em seguida, é preciso abrir a boca do paciente e utilizar um laringoscópio do lado direito da língua para ver a glote e as cordas vocais, equipamento especializado para facilitar a entrada do tubo.
Logo que é colocado o tubo é feita a inserção até determinado momento, depois de identificar o tanto que se deve deixar de material para fora é retirado o laringoscópio e inflado o balão que se encontra na outra ponta. Após isso, é feita a ventilação para testar se tudo está de acordo para finalizar ligando no respirador.
Conheça as possíveis complicações da intubação
Uma das situações graves que podem acontecer com o paciente é justamente a intubação estar colocada de forma errada. Ou seja, enviando ar para o estômago ao invés do pulmão, falhando na oxigenação correta do paciente. Além disso, esse procedimento deve ser realizado por um profissional habilitado, já que se for feito de modo errôneo e sem os utensílios necessários pode causar danos nas vias aéreas.
É importante destacar que esse tipo de tubo tem tamanhos diferentes para adultos e crianças, a média para o primeiro caso varia de 7 a 8mm, já no segundo caso depende da situação do menor de idade e de sua estrutura.
A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada em locação e venda de equipamentos médico-hospitalares e da linha de home care para clientes de todo o território nacional. Estamos atuando há 21 anos no mercado para proporcionar o melhor a todos nessa área. Para conhecer mais sobre isso continue acompanhando nosso blog!
Entrar