Narcolepsia: conheça as características desse distúrbio do sono

A narcolepsia é um distúrbio do sono cuja principal característica é a sonolência excessiva do indivíduo ao longo do dia, mesmo quando ele tem uma boa noite de sono. Quando uma pessoa tem narcolepsia, os episódios de sono incontrolável acontecem em momentos inesperados, como durante a realização de alguma atividade importante ou enquanto dirige, podendo até causar riscos para quem sofre com isso e para quem vive com essa pessoa. 

Preparamos um material para você conhecer mais sobre esse distúrbio, basta continuar a leitura do artigo!

O que é narcolepsia? 

Como foi previamente dito, a narcolepsia é um distúrbio do sono que provoca episódios de sonolência extrema de forma natural e involuntária. Essa sonolência é causada pela alteração de algumas substâncias químicas no cérebro, que também apresentam um desligamento no controle muscular. 

Na ciência, o sono é dividido em fases. No total, são quatro fases que vão de 1 a 3, desde o momento em que os olhos se fecham até a pessoa adormecer, seguidas pela fase do sono REM, que é o mais difícil de alcançar. Cada fase representa um nível de intensidade do sono, do mais leve ao mais profundo. 

Um indivíduo com narcolepsia apresenta um salto das primeiras fases, de sonolência e sono leve, diretamente para o sono REM. O processo que geralmente leva uma hora e meia, em média, acontece de forma repentina com os portadores desse distúrbio. 

Sintomas 

Os sintomas da narcolepsia são bem específicos e característicos e podem aparecer ainda na infância, mas também em adolescentes e jovens adultos. Esse distúrbio afeta pessoas de todas as idades, mas em geral pessoas de 7 a 25 anos são mais suscetíveis. 

A EDS, siga para sonolência diurna excessiva, é comum a todos os pacientes com narcolepsia. Ela não depende da qualidade ou tempo do sono, acomete a todos que têm essa condição. 

Outros sintomas como a cataplexia (perda de controle muscular), insônia, sono fragmentado e alucinações que parecem muito reais também acometem os pacientes com narcolepsia. A cataplexia, por exemplo, pode acontecer quando o paciente leva um susto ou dá risada de alguma coisa. 

No entanto, esses sintomas não são muito comuns e apenas uma pequena porcentagem de pessoas com o distúrbio sofrem com eles. 

Causas e diagnóstico

Uma das causas é o desequilíbrio dos neurotransmissores, que causa o surgimento do sono REM subitamente. Doenças autoimunes, lesões cerebrais e fatores genéticos também podem causar a narcolepsia. 

O diagnóstico pode ser feito por meio de uma polissonografia, exame que detecta esse e outros distúrbios, e do teste de latências múltiplas. Para diagnosticar a narcolepsia com precisão, é necessário levar em consideração as características de distúrbios como a insônia e a apneia do sono. 

Como é feito o tratamento?

O tratamento dos sintomas é feito com medicamentos específicos que ajudam a controlá-los. Porém, uma dica simples que pode ser colocada em prática sempre que possível é tirar pequenos cochilos quando os episódios de sonolência excessiva surgem. Isso ajuda o portador a ficar mais disposto após acordar. Algumas combinações entre estimulantes e antidepressivos também ajudam com os sintomas. 

A Locmed Hospitalar tem os melhores equipamentos de terapia respiratória e aparelhos médico-hospitalares. Estamos no mercado há 21 anos com o objetivo de levar mais qualidade de vida a quem precisa. 

Não deixe de acompanhar o nosso blog para saber mais sobre esse e outros assuntos!