Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
O papel do fisioterapeuta respiratório no tratamento da pneumonia
O trabalho de um fisioterapeuta respiratório é fundamental para tratar da qualidade da respiração do paciente, ainda mais para aqueles que sofrem com doenças pulmonares. Mesmo que não seja levada a sério, o ato de respirar deve sim ser respeitado, afinal, é um mecanismo necessário para nossa sobrevivência.
Sendo assim, existem inúmeras doenças que atacam o sistema respiratório, é preciso cuidar para que não se desenvolva para algo pior. Com isso em mente, acompanhe abaixo como um fisioterapeuta pode lidar com um quadro de pneumonia.
Aproveite a leitura!
Pneumonia
A pneumonia é uma infecção pulmonar provocada tanto por vírus como por bactérias e fungos. O corpo estando comprometido ou com a imunidade baixa pode disponibilizar que esses microrganismos cheguem até os alvéolos pulmonares, um local úmido e quente, sendo assim, propício para o desenvolvimento dessa doença. Desse modo, elas começam a se proliferar e aumentar a infeção e por consequência há um acréscimo nos líquidos, gerando secreções.
Os sintomas dessa doença são simples: tosse, febre, dores no corpo, taquicardia, cianose e taquipneia. No entanto, depende principalmente da idade e esses sintomas podem variar em cada caso. Crianças e idosos são o público que mais sofre com esse tipo de infecção.
Existem três jeitos de se contagiar com essa doença, de forma social com outras pessoas, por conta de uma ventilação mecânica, ou mesmo no hospital quando o paciente já se encontra com alguma complicação na região.
Como funciona o trabalho do fisioterapeuta nesse caso?
A fisioterapia é um trabalho fundamental para a parte de tratamento de doenças ou mesmo acidentes. No caso da fisioterapia respiratória, esta tem um papel essencial no quadro de pneumonia.
O trabalho em si vai auxiliar na melhora significativa da ventilação pulmonar, ajuda na retirada da secreção, além de contribuir com o aumento da oxigenação sanguínea. A fisioterapia respiratória ainda trabalha na reabilitação do paciente após o uso de ventiladores mecânicos como em quadros de intubação orotraqueal.
Em casos de idosos e crianças, a pneumonia se torna pior já que os indivíduos dessa faixa etária têm mais dificuldade de lidar com a doença. Esses apresentam mais secreção e tosse, com isso, a fisioterapia tem a sua grande importância nessas situações para auxiliar na remoção desse acréscimo. Importante destacar que caso apresente esses sintomas, entre em contato com um médico especialista para lidar da melhor maneira com cada situação.
Gostou do conteúdo de hoje? A Locmed Hospitalar é uma empresa renomada no mercado voltada para locação e venda de equipamentos médico-hospitalares e da linha home care. O nosso foco é disponibilizar o melhor do mercado para você seja paciente ou mesmo clínica. Contamos com fisioterapeutas respiratórios em nosso time de profissionais para te ajudar em seu tratamento. Para conhecer mais sobre, continue acompanhando nosso blog!
Entrar