Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Obesidade: como ela influencia em problemas respiratório
Ao longo dos anos, com o aumento dos fast-foods em todo o mundo, se tornou um problema de saúde pública a obesidade mórbida da população. Sendo um dos principais motivos para um grande número de casos de enfermidades. Seja cardíaca ou mesmo pulmonar, o ganho de peso acaba por dificultar a qualidade de vida.
Sendo uma doença crônica pode gerar diversas complicações ao corpo humano. Mesmo que por muitas vezes seja algo genético é preciso cuidar. Entenda no post de hoje como a obesidade contribui para maiores problemas respiratórios.
Boa leitura!
Entenda mais sobre obesidade
O acúmulo de adiposidade corporal promove um aumento nos problemas de saúde, no entanto, existem diversos fatores como sociais, fisiológicos e genéticos. É importante identificar o que nos proporciona esse fato, para que assim um tratamento possa ser iniciado para contribuir com uma melhor qualidade de vida.
É considerada uma doença crônica que possui diversas causas, com isso, acaba alterando de forma significativa o organismo do indivíduo. Isso pode afetar negativamente o corpo da pessoa e, assim, que seja necessário um acompanhamento profissional.
O sedentarismo é um fator que contribui para uma piora maior nesse estado, proporcionando problemas variados como na parte respiratória.
Alteração na mecânica respiratória em pessoas obesas
Com mais tecido adiposo é natural que o corpo tenha um esforço maior para realizar todos os movimentos. O aumento de peso causa uma pressão maior no diafragma, dificultando ainda mais o processo respiratório.
Além disso, essas pessoas possuem alterações no tórax tanto na parte óssea como para sua funcionalidade expansiva. Isso acaba reduzindo a capacidade pulmonar do indivíduo. Esse acúmulo acaba por alterar a pressão exercida no abdômen provocando alterações significativas na estrutura corporal.
Nesses casos a apneia do sono pode ser um distúrbio recorrente entre esses indivíduos, afinal, há uma obstrução das vias aéreas por causa do acúmulo de massa na região da garganta provocando o ronco e pausas na respiração.
Sendo assim, é indicado o uso de uma máscara nasal com CPAP para facilitar a respiração da pessoa. Ela só pode ser utilizada após um diagnóstico de distúrbio do sono detectado por um exame de polissonografia, este solicitado por um médico responsável.
Isso está relacionado ao grau de obesidade, ou seja, quanto maior for a massa mais alterações teremos no corpo e, assim, mais dificuldade respiratória.
Esforço muscular respiratório
O esforço muscular em pacientes com obesidade é maior, por conta do aumento de massa já citado anteriormente.
É preciso que um fisioterapeuta acompanhe o caso para proporcionar uma melhor qualidade de vida para pacientes que sofrem com essa doença crônica. Afinal, essa condição acaba afetando a sua rotina.
A musculatura respiratória é modificada pelo tecido adiposo em excesso que comprime a região do diafragma, isso diminui a força presente para a expansão e, assim, a respiração se torna mais curta.
A Locmed Hospitalar se preocupa em proporcionar uma qualidade de vida melhor a todos os pacientes que buscam por equipamentos médico-hospitalares. Para conhecer mais do nosso trabalho, dê uma olhada em nossos produtos e, claro, continue acompanhando o nosso blog.
Entrar