Oxigenoterapia: conheça os casos em que é indicada

A oxigenoterapia é um tipo de tratamento com foco na melhora da oxigenação pulmonar e do sangue. Funciona como um suplemento usado para pacientes que estão com baixos níveis de oxigenação. 

Ela é necessária em casos em que a quantidade normal de oxigênio disponível no ar não é suficiente para pacientes que sofrem com alguns problemas respiratórios e acabam com uma deficiência. 

O ideal é ter no mínimo 90% de saturação, então, quando o nível é inferior a este, deve ser administrada uma quantidade extra de oxigênio para o paciente. 

Neste artigo, vamos te apresentar alguns casos em que é preciso fazer a suplementação de oxigênio. Continue a leitura!

Qual a importância da oxigenoterapia?

Essa técnica é fundamental para pacientes que estão com baixos níveis de oxigênio presentes no organismo. 

Ter a saturação correta é o que faz com que os órgãos tenham um funcionamento saudável e o paciente não sofra com nenhum tipo de prejuízo na saúde. 

No entanto, algumas condições e doenças fazem com que esses níveis caiam e seja preciso suplementar este gás. É aí que entra a oxigenoterapia, que pode ser feita de formas diferentes (como de baixo fluxo, alto fluxo ou não-invasiva) de acordo com a necessidade do paciente. 

Em todas as situações, o objetivo é utilizar um concentrador para fornecer as quantidades adequadas de oxigênio e dar mais qualidade de vida ao indivíduo. Assim, é possível garantir a execução normal das funções do organismo. 

Quando a oxigenoterapia é recomendada?

Já foi dito que é preciso suplementar o oxigênio em pacientes que estão com os níveis abaixo do necessário. Mas, afinal, quais são estes casos? 

Pneumonia 

A infecção dificulta a entrada e saída de ar, comprometendo a troca gasosa. Sendo assim, quanto mais avançada está a infecção, mais o oxigênio encontra dificuldades para circular pelo organismo, havendo uma queda nos níveis e sendo necessário repor o gás por meio de uma oxigenoterapia. 

DPOC

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é outro exemplo que pode precisar desse tratamento. Com o conjunto de problemas respiratórios, há uma limitação do fluxo de ar que compromete os pulmões e o recebimento de oxigênio. Dessa forma, a suplementação ajuda a manter os valores estáveis e suprir a falta. 

Taquipneia

Caracterizada pela respiração acelerada, que pode ser causada por várias doenças pulmonares ou até mesmo pelo esforço físico, utilizar oxigênio suplementar como um tratamento pontual, ou seja, sem ser recorrente e só quando houver a necessidade. 

Edema pulmonar

O acúmulo de líquidos nos pulmões que vem da insuficiência cardíaca, causa aumento da pressão das veias nos pulmões e, consequentemente, muita falta de ar. Quando as crises aparecem, administrar a oxigenoterapia é muito importante para estabilizar o paciente. 

Fibrose pulmonar 

Prejuízo nas trocas gasosas, diminuição dos pulmões e falta de ar são algumas das características dessa doença. Como ela não tem cura, o controle pode ser feito por meio de medicamentos e da oxigenoterapia, que alivia os sintomas e proporciona mais qualidade de vida para os pacientes. 

A Locmed Hospitalar é uma empresa que atua há 22 anos no mercado e tem experiência para disponibilizar o melhor em home care e fisioterapia respiratória. Aqui, você encontra o que precisa para levar uma vida mais saudável e tranquila. 

Para ter acesso a mais informações, continue acompanhando o nosso blog!