Por que se especializar em medicina do sono?

Quando iniciamos em uma carreira dentro da medicina, uma das muitas perguntas feitas durante o curso é exatamente qual será a sua área de especialização. Em geral, as pessoas entram na formação já sabendo o que querem seguir. Entretanto, se manter em uma escolha já muito saturada não contribui com o setor. 

Sendo assim, existem inúmeras áreas que podem ser de grande interesse e, ainda, atuar em um modo que realmente trabalhe a qualidade de vida das pessoas. Falando agora da medicina do sono, esta que há anos atua na descoberta de novos transtornos do sono e tratamentos viáveis para contribuir com os pacientes que sofrem com essas condições. 

Pensando nisso, conheça abaixo algumas características da medicina do sono para que você possa se aprofundar mais na área. 

Aproveite a leitura! 

O que é medicina do sono? 

Esta nada mais é do que uma especialização voltada como o próprio nome sugere ao estudo do sono.  Especificamente aos mais de 80 distúrbios que podem afetar a qualidade do sono. 

Entrando como uma área relativamente nova, a medicina do sono atua dentro de um campo vasto. Este que diversos profissionais podem trabalhar em conjunto para analisar todos os dados afim de saber como isso pode afetar a vida das pessoas. 

Sono inquieto, roncos e cansaço excessivo mesmo após uma noite de sono podem ser indicativos de que está sofrendo com um distúrbio. Os mais comuns seriam a apneia do sono e a insônia. Existem inúmeros tratamentos, no entanto, é necessário que um estudo com outros especialistas seja realizado para averiguar todos os parâmetros e, assim, fazer o melhor diagnóstico. 

Qual a importância da medicina do sono na saúde? 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os distúrbios do sono afetam em média 40% dos brasileiros, e com um parâmetro mais geral, 45% da população mundial. Com isso, parte dos indivíduos podem desencadear outras complicações no corpo a longo prazo. 

Como já especificado, a medicina do sono atua diretamente contra esses transtornos para que a qualidade de vida seja melhor. Exemplificando, quando há suspeita de apneia do sono, o indivíduo deve fazer um exame de polissonografia, este pode ser feito de forma domiciliar ou mesmo hospitalar. 

Este estudo utiliza vários eletrodos ao longo do corpo para avaliar toda a movimentação durante o sono. Isso garante com que todos os pontos sejam analisados.

Gostou do conteúdo? Continue de olho em nosso blog para conhecer mais informações sobre a medicina do sono e seus distúrbios.

A Locmed Hospitalar é uma empresa que está atuando com venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e da linha home care há 22 anos. Trabalhamos com maestria para proporcionar o melhor aos clientes, seja para pacientes ou mesmo profissionais. Contamos com fisioterapeutas respiratórios para explicar todas as características dos produtos. Entre em contato para saber mais!