Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Problemas respiratórios: dicas úteis para tratá-los
Os problemas respiratórios são mais comuns do que se imagina e podem ser desenvolvidos a partir de vários fatores. Mudanças de clima ou de ambiente, estilo de vida e genética, por exemplo, são grandes culpados pelo desenvolvimento de alguns desses problemas, mas eles podem surgir em qualquer estação do ano e atingem pessoas de todas as faixas etárias.
Essa condição é extremamente incômoda, pois afeta o sistema respiratório, provocando dificuldade na capacidade de respiração, tosses frequentes e diversos outros sintomas, dependendo de qual é o caso e o tipo de problema. Tudo isso pode prejudicar o dia a dia, a rotina e o sono do paciente.
Se você sofre com isso, separamos algumas dicas para melhorar a sua qualidade de vida que pode conferir abaixo.
8 formas de melhorar os sintomas dos problemas respiratórios
As condições que afetam o sistema respiratório são separadas em grupos como graves, comuns e crônicas e algumas delas não têm cura, mas é possível realizar tratamentos ou tomar atitudes simples que contribuem para uma vida mais tranquila e maior sensação de bem-estar.
1 - Mantenha-se hidratado
Essa dica serve para todas as pessoas, mas se você tem algum tipo de problema respiratório, é ainda mais importante fazer a ingestão de bastante líquido. A hidratação é um jeito muito simples de aliviar os problemas causados pelo ar seco.
2 - Pratique atividades ao ar livre
Ambientes fechados podem ser muito prejudiciais se você tem algum problema respiratório, ao passo que praticar exercícios como caminhada ou qualquer outra atividade com ar puro é de grande ajuda.
3 - Higienize sempre as mãos
Um dos jeitos mais fáceis de ser contaminado por vírus é por meio das mãos. Por isso, manter as mãos limpas, seja com álcool em gel ou água e sabão, é uma forma de evitar agravamentos.
4 - Faça lavagem do nariz
Uma limpeza regular com soro fisiológico ajuda a fazer a remoção de fungos, bactérias e até mesmo vírus do nariz, além de manter a região hidratada. Essa prática dificulta o desenvolvimento de inflamações e outros tipos de complicações.
5 - Regule a umidade do ar
Em tempos muito secos, as crises de problemas respiratórios tendem a ser mais frequentes. Dormir com uma bacia de água no quarto é de grande ajuda para inalar um ar mais úmido durante o sono e diminuir as irritações.
6 - Pratique esportes aquáticos
A presença mais acentuada da umidade nesses ambientes contribui para uma respiração melhor. Além disso, é uma forma de exercitar os pulmões, expandindo a caixa torácica e aumentando o fluxo de ar.
7 - Respire sempre pelo nariz
As narinas filtram o ar e ajudam a aquecê-lo. Respirar pela boca pode elevar o desconforto dos sintomas, enquanto respirar pelo nariz, aliado a outras práticas citadas acima, ajuda a melhorá-los.
8 - Tenha uma boa noite de descanso
Dormir bem evita uma série de problemas, e os respiratórios não ficam de fora. A respiração adequada durante o sono ajuda a evitar complicações e a contaminação por bactérias, fungos e vírus. Além de tudo isso, ter uma alimentação saudável e equilibrada e manter a carteira de vacinação em dia é fundamental!
A Locmed Hospitalar é uma empresa que fornece e disponibiliza equipamentos de terapia respiratória há 21 anos. Aqui, você encontra tudo com excelência para que você tenha muito mais qualidade de vida!
Para mais dicas, não deixe de acompanhar nosso blog!
Entrar