Pulmão inflamado: como um profissional atua?

Dificuldade para respirar ou mesmo falta de ar causam um incômodo imenso e a longo prazo ainda mais complicações para o corpo. Afinal, toda a situação reduz os níveis de oxigênio presentes na corrente sanguínea, isso pode trazer muitas problemáticas.  

Com isso, é imprescindível que ao início dos sintomas que o indivíduo procure um profissional para averiguar a situação. Uma infecção pulmonar possui diversos indicativos ainda mais quando ataca partes diferentes do corpo, podendo ser desde uma bronquite até uma pneumonia. 

Pensando nisso, conheça no post de hoje mais sobre pulmão inflamado, sintomas, tratamentos e, principalmente, como um profissional da área respiratória lida com esse tipo de doença. 

Acompanhe até o final!  

O que é pulmão inflamado? 

Conhecido também como infecção pulmonar, este é causado principalmente por fungos, bactérias e até mesmo vírus. Estes se instalam no organismo chegando de forma inalatória, ou seja, pelo próprio sistema respiratório. Podendo ser transmitidas por gotículas salivares ou mesmo secreções nasais infectadas que entram em contato com o indivíduo. 

Quais os sintomas? 

Os sintomas variam de acordo com a causa, sendo assim, separamos algumas doenças pulmonares para que possa conhecer os indicativos de cada uma de forma individual. 

Bronquite

Iniciamos com a doença respiratória que tem como característica a inflamação das vias aéreas no caso os bronquíolos.  Este pode apresentar coriza, dores no peito, tosse seca ou com secreção, chiados, febres e falta de ar. 

Pneumonia

Quando falamos sobre pneumonia já imaginamos um cenário mais grave, sendo uma doença respiratória tem como principais sintomas a falta de ar, febre alta, dores constantes ao longo do corpo, assim como, uma tosse que pode ser seca ou contar com sangue e secreções. 

Covid -19 

Nos últimos anos fomos acometidos por uma enfermidade que causa inúmeras complicações. A Covid-19 é uma doença que também pode ser o causador de uma infecção pulmonar, já que o seu foco é voltado aos órgãos do sistema respiratório. Apresentando como sintomas temos tosse seca, dores ao longo do corpo, intensa falta de ar, garganta inflamada, febre alta, perda de paladar e olfato. 

Como um profissional atua no tratamento? 

Do mesmo modo que as doenças têm indicativos diferentes, estes possuem níveis de intensidade e problemáticas distintos, podendo então variar quanto aos recursos para a cura. E, com isso, o tratamento é inteiramente voltado para suprir as necessidades de cada doença pulmonar de modo a garantir a melhora substancial do paciente. 

À vista disso, quando o paciente apresenta sintomas de bronquite, os procedimentos acabam variando, caso este seja agudo ou crônico.  A versão aguda desta doença não necessita de qualquer tipo de intervenção, já o segundo tipo precisa do uso de medicamentos como analgésicos, anti-inflamatórios, expectorantes e até broncodilatadores. 

Agora focando na pneumonia, temos como tratamento o uso de remédios voltados ao combate da infecção. No entanto, para casos graves o profissional pode escolher a internação do paciente, caso este precise de auxílio respiratório artificial. 

A Covid-19 também requer tal opção quando o indivíduo não apresenta a capacidade de respirar de modo espontâneo. Já que esta não possui qualquer tratamento por meio de medicamentos.  

Se gostou do conteúdo continue acompanhando as novas postagens para conhecer mais sobre o assunto! 

A Locmed Hospitalar é uma empresa renomada no mercado trabalhando diretamente com venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e da linha home care. Atuamos há 22 anos na área com comprometimento e maestria em todos os processos. 

Disponibilizamos produtos e serviços de alta qualidade para atender a todas as demandas dos clientes, seja em caso de pacientes ou mesmo profissionais, temos o que procura em um só lugar!