Quais equipamentos fazem parte da rotina de um fisioterapeuta respiratório?

A fisioterapia respiratória é um campo muito rico e necessário da área da saúde que trabalha toda a parte do sistema respiratório. É preciso que o profissional atuante conheça todas as suas vertentes e, principalmente, entenda as necessidades de cada quadro separadamente. 

O que muitos não sabem é que esta profissão pode atuar também na área do sono, no entanto o foco de hoje é conhecer mais sobre essa área e os equipamentos que auxiliam o fisioterapeuta respiratório em seu trabalho, fora os exercícios voltados para a musculatura com foco em melhorar a respiração do paciente. 

Sendo assim, acompanhe o artigo de hoje, separamos um material que explica e apresenta as principais ferramentas que este profissional precisa usar em sua rotina. 

Aproveite a leitura! 

Fisioterapia respiratória e sua importância 

Antes de conhecer mais sobre os aparelhos voltados para melhorarem a condição respiratória é preciso saber mais sobre essa profissão. A fisioterapia respiratória é uma área voltada para todo o tratamento envolvendo as vias respiratórias. Os profissionais dessa área se tornaram mais conhecidos após os incidentes envolvendo a pandemia da Covid-19 e hoje é um ramo que está em expansão. 

Esse trabalho tem a sua importância quando proporciona uma melhora substancial na vida dos indivíduos que tiveram sequelas relacionadas a problemas respiratórios, ou mesmo para aqueles que lidam com distúrbios do sono. 

Conheça alguns equipamentos usados por um fisioterapeuta respiratório

Os exercícios respiratórios realizados por um fisioterapeuta respiratório podem parecer simples. Mas são de extrema importância para o tratamento de algumas doenças voltadas para essa região do corpo. Com o uso de incentivos para que a sua estrutura respiratória seja melhor. Acompanhe abaixo alguns equipamentos que podem ajudar o profissional em inúmeros tratamentos. 

Incentivador (Respiron) 

Este é um dos mais famosos equipamentos utilizados por fisioterapeutas, afinal, sua funcionalidade é voltada para a melhorar o condicionamento respiratório do paciente. Sendo assim, é incentivador respiratório que trabalha para fortalecer a musculatura do sistema respiratório, em especial o diafragma. O seu sistema funciona com um compartimento com 3 bolas em tubos ligados, com a inspiração do paciente na mangueira forçando para que todas as esferas se mantenham niveladas com um fôlego. 

Exercitador respiratório (Shaker)

Assim como, o equipamento acima, o Shaker é um aparelho voltado para exercitar a respiração do indivíduo. Com foco principalmente em combater o acúmulo de secreções na região, melhorando a expectoração de todo o sistema respiratório. Contribui com a prevenção contra infecções bronco-pulmonares.   

Filtro eletrostático viral/bacteriano

Este possui uma membrana eletrostática que protege o paciente para que microrganismos não entrem no trato respiratório. Isso contribui para que o indivíduo consiga tratar da sua doença respiratória sem complicações. 

Esses equipamentos citados acima são fundamentais para que tenha uma melhora na sua capacidade respiratória. Sendo assim, todo fisioterapeuta respiratório deve saber aplicar corretamente os exercícios que precisam do auxílio de um equipamento para ajudar na melhor qualidade de vida do indivíduo. 

Obviamente que existem inúmeros equipamentos que ajudam no trabalho do fisioterapeuta respiratório como os CPAPs. No entanto, pode conhecer alguns dos itens que proporcionam uma melhora no quadro do paciente. E, claro que auxiliem em uma melhora na estrutura muscular dessa região. 

Gostou do conteúdo de hoje? Somos a Locmed Hospitalar, uma empresa renomada no ramo de venda e locação de produtos médico-hospitalares e da linha home care. Contamos com diversos produtos disponíveis para você que é um profissional da área da saúde e precisa de equipamentos qualificados para sua clínica.