Nós utilizamos cookies para uma melhor experiência.
Para cumprir com a nova lei do e-commerce, você aceita a politica de privacidade e o uso de cookie.
Quando é indicado realizar o exame de polissonografia?
Ao longo dos anos se tornou comum um aumento significativo nos problemas envolvendo transtornos do sono. Com isso, os avanços da medicina disponibilizaram uma melhoria nesta parte, dando toda a importância necessária para o sono.
O exame de polissonografia foi desenvolvido para fazer a identificação dos distúrbios do sono para que um tratamento seja oferecido e, desse modo, o paciente tenha melhor qualidade de vida. Em geral, existem inúmeros transtornos que podem atrapalhar o seu descanso.
Pensando nisso, conheça agora quando é indicado fazer esse tipo de procedimento. Acompanhe até o final para não perder nada!
O que é o exame de polissonografia?
O exame de polissonografia é um estudo voltado para as adversidades do sono. Ou seja, o procedimento ocorre com o auxílio de um aparelho que tem como função fazer o monitoramento do corpo quando estamos dormindo.
É um processo não invasivo realizado por profissionais especializados com sensores e eletrodos colocados ao longo do corpo do paciente. Existem quatro tipos de polissonografia, o médico responsável irá escolher o ideal para o seu caso.
O primeiro tipo é conhecido como basal e realizado em um laboratório do sono, ou seja, a versão hospitalar desse exame que conta com mais de 21 canais captando os dados do paciente enquanto está dormindo na clínica. Os outros três tipos são voltados para o estudo realizado em domicilio.
Ou seja, o tipo 2 o paciente conta com um profissional que vai até a sua residência para colocar todos os sensores de modo que faça a captação de forma correta. No outro dia, o profissional retorna e leva todos os dados ao laboratório para recolher o laudo.
Já o tipo 3 o paciente vai até o laboratório do sono e recebe toda a instrução de uso do aparelho. Assim, não há necessidade de um técnico, assim como, no tipo 4 que apenas se utiliza de um sensor, o de oxímetro.
Tanto a realizada de forma hospitalar e a domiciliar têm grande eficácia na descoberta de distúrbios do sono.
Mas, afinal, quando é indicado?
O exame de polissonografia é indicado quando o indivíduo acaba percebendo que está muito cansado mesmo após uma noite de sono. Ou mesmo casos em que o parceiro percebe uma grande movimentação neste período.
Outro fator mais claro seria o ronco e as pausas na respiração. Esses pontos são grandes indicativos de distúrbios como a apneia obstrutiva do sono. Um dos transtornos que mais atrapalha o descanso das pessoas.
Além disso, esses problemas como insônia crônica, entre outros, acabam por provocar várias complicações no organismo desse indivíduo, a falta de oxigenação acaba atrapalhando o funcionamento correto do corpo.
Sendo assim, se sentir uma sonolência excessiva ou mesmo falta de sono durante o período de descanso fale com seu médico para que possa analisar o seu quadro e, assim, ver a necessidade de um exame de polissonografia.
A Locmed Hospitalar é uma empresa especializada em proporcionar soluções em terapia respiratória. Estamos há 21 anos no mercado para fornecer sempre o melhor a todos os clientes. Para conhecer mais dessa área continue acompanhando o nosso blog!
Entrar