Quando é necessário fazer a manutenção das máquinas de CPAP

Assim como, qualquer equipamento médico é preciso que seja feita uma manutenção periódica para que a vida útil do aparelho aumente e, claro, que toda a sua funcionalidade se mantenha ao máximo para contribuir com o tratamento.  

Desse modo, existem certos indicativos que comprovam que o equipamento de CPAP precisa ser analisado ou mesmo passar por uma vistoria de um profissional. No artigo de hoje vamos apresentar o que precisa saber sobre o assunto. 

Aproveite a leitura! 

Como realizar a higienização do seu aparelho? 

Primeiramente, apresentaremos os pontos que demonstram quando é necessário fazer uma limpeza. Esse aparelho é sensível e precisa de certos cuidados quanto ao seu uso.

Sendo assim, é imprescindível que toda a higienização seja feita com qualidade, ou seja, sem permitir que impurezas adentrem ao equipamento, afinal isso pode prejudicar tanto o CPAP quanto o seu tratamento. Com isso, acompanhe as dicas abaixo: 

Fazer a troca do filtro de CPAP

Iniciamos com a troca do filtro, esta deve ser realizada após um monitoramento diário deste item, assim é possível saber quando está com impurezas que precisam ser removidas e, com isso, a troca deve ser efetuada. Mas o ideal é uma troca mensal em caso de filtros descartáveis, se o seu for reutilizável faça apenas a higienização. 

Promover a higienização do tubo de CPAP

Assim como a limpeza do filtro deve ser feita, no caso do tubo que disponibiliza ar até as vias aéreas é preciso que seja realizada de forma semanal, isso utilizando água e sabão. Entretanto, caso utilize um umidificador é necessário que a limpeza seja diária. 

Limpar do umidificador acoplado 

Como último item que precisa de uma limpeza adequada seria o umidificador, este que é um dos mais importantes de nossa lista. É necessário que o paciente faça a troca da água do reservatório de forma diária, além de uma limpeza com água e sabão neutro por todo o local.

Como dica extra mantenha o ambiente de uso do CPAP limpo com frequência, isso influencia diretamente no seu tratamento já que o ar que o equipamento utiliza e este mesmo local e se estiver com acúmulo de poeira acaba sendo prejudicial a sua saúde. 

Saiba quando fazer uma manutenção preventiva 

Uma manutenção preventiva deve ser realizada a cada um ano. Isso é feito para que todo o aparelho se mantenha dentro de funcionalidade adequada. A assistência técnica cuida para que todo o equipamento seja testado para garantir a melhora na qualidade de vida do paciente. 

Desse modo, existem alguns indicativos de urgência que demonstram que o seu CPAP está precisando de uma verificação. Como o usuário apresenta coriza e tosse em excesso sem um motivo aparente, isso indica que há poeira no aparelho e está atrapalhando a sua saúde causando crises alérgicas. 

Outro fator que aponta necessidade de manutenção é os níveis sonoros do aparelho e odores que apresentam um certo incômodo. Caso o seu equipamento esteja dessa forma é preciso levar para a assistência técnica.  

Sempre se certifique que o seu CPAP se mantenha em ordem e bem higienizado, afinal a umidade e o calor gerados pelo umidificador podem promover o ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias. Então, faça a limpeza de modo correto! 

Somos a Locmed Hospitalar uma empresa voltada a venda e locação de equipamentos médico-hospitalares e da linha home care. Atuamos na área há 22 anos com maestria no processo. Contamos com fisioterapeutas respiratórios para te ajudar quando o assunto é dúvidas referentes ao seu CPAP e ao tratamento de distúrbio do sono. 

Para conhecer mais sobre o assunto, acompanhe mais do nosso blog!